Ação: PLURALIDADES – Contextos Indígenas, Africanos e Europeus

Bélgica, Dusseldorf e Londres(32) 4 8841-6507

Data da ação

De 15/07/2021 a 01/02/2021

O que

Rodas de conversa entre diferentes saberes indígenas, africanos e europeus: A Série busca, através de ferramentas como a educação que transforma e a arte que potencializa trazer luz a diversas reflexões e promover uma construção mais positiva da nossa identidade cultural. Pretendemos ter ainda uma quarta live que encerrará esta primeira temporada de diálogos com uma roda de conversa entre as 3 moderadoras selecionadas para as três rodas iniciais. Neste último evento, promoveremos um diálogo ainda mais aprofundado na questão da nossa real identidade.

Por que

Somos um país essencialmente racista em nossa estrutura. Além disso; atualmente, vivemos em um país de dualidades. Promover reflexões e entendimentos da nossa unicidade enquanto seres humanos brasileiros mais do que nunca é uma necessidade pare evoluirmos enquanto uma nação forte e desenvolvida.

Para que

O objetivo da ação é promover uma reflexão sobre a real formação da nossa identidade cultural brasileira. Somos formados pela união de uma série de etnias indígenas diferentes, diversas culturas africanas e uma série de influências europeias. Esta consciência nos permite entender muito das histórias que a nossa história não nos contou e promover, através de diálogos e trajetórias inspiradoras esse entendimento de como podemos nos reconhecer como brasileiros, que de fato somos, sabendo respeitar todas as nossas ancestralidades.

Para quem

Para todos os integrantes do Grupo Mulheres do Brasil e público em geral.

Recursos necessários

O tempo que nós voluntárias gastamos para organizar um evento é muito maior do que parece. Começa na pesquisa e curadoria dos convidados, pré-live de alinhamento; elaboração de e-mails com a solicitação de informações, materiais e autorizações. Isto sem contar com a criação do card, materiais de apresentação e o próprio tempo no dia do evento.

Desafios

A falta de comprometimento das pessoas na hora de operacionalizar o que começa no campo das ideias. Existem formas também de haverem trocas através da divulgação dos diferentes saberes e expertises. Deveríamos considerar esse tipo de relação ganha-ganha. Em outras palavras, acredito que voluntariado é essencial e importante mas promover e empoderar mulheres que precisam sobreviver de seus trabalhos, também é uma forma justa de atuarmos com seriedade, comprometimento e impacto.

Resultados alcançados

Consciência e luz para o assunto. Inspiração para os poucos que conseguimos atingir nestes encontros. Obs.: Estes dois eventos do Projeto CIRANDA podem ser feitos repetidamente pois ampliando suas abrangências podem ainda trazer muito mais impacto.

Fotos da ação replicável

Arquivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *