Ação: ContAí Trajetórias Artistas Brasileiras

Comitê da Cultura,Londres

Data da ação

De 17/03/2021 a 08/04/2021

O que

Este projeto foi uma iniciativa local e era para ser chamado Trajetórias, mas ao observar que em NY havia um projeto trazendo artistas para falar sobre o que eles estavam fazendo durante a pandemia chamado ContAí e com o intuito de não inventar a roda, pedimos autorização para usar o nome ContAí antes do titulo Trajetórias. Este projeto não foi uma parceria, mas sendo um projeto para apoiar a comunidade artistica local de certa forma há uma similaridade. A série compõe-se de duas fases. FASE 1: Uma série de video entrevista, pré-gravados, com artistas brasileiras independentes residentes no Reino Unido, compartilhando um pouco de sua trajetória/trabalho artístico. Cada Série conta com 4 artistas. A artista produz um video de cerca de 5 min max, seguindo um formato já estabelecido por nós. Cabe a nós depois editar o video incluindo os slides de abertura, logos do grupo, vinheta etc e slides da parte final do video, créditos, agradecimentos etc. Videos são exibidos com intervalos de 2 semanas. Alem das redes sociais do GMB Londres, postamos no workplace e vários outros grupos brasileiros no Facebook para atingir uma maior visibilidade. FASE 2: Após implementação da Fase 1, convidamos as quatro artistas para um bate-papo presencial, mas devido Covid foi uma Live, para falar sobre um tópico relevante e de interesse a todas mulheres/artistas. A nossa primeira Live foi sobre "Arte em tempo de Pandemia uma Reflexão Pessoal." O objetivo é dar continuidade no projeto trazendo mais artistas. Nós já estamos para finalizar a implementação da Serie 2 agora no meio de dezembro. OBSERVAÇÃO: As datas dada acima foi para a Série 1. A Série 2 vai de 22/10/21 - 10/12/21

Por que

Este projeto tem como objetivo apresentar ao Grupo Mulheres do Brasil artistas brasileiras residentes no Reino Unido, de forma a criar um elo entre a comunidade brasileira e estas artistas. Além disto, neste momento tão atípico onde o acesso aos espaços culturais tornaram se proibitivos devido ao Covid, dificultando assim o contato direto com a arte bem como sua própria exibição, este projeto visa: • Encorajar a apreciação e apoio às nossas artistas no Reino Unido. • Valorizar e divulgar artistas brasileiras/os residentes no Reino Unido, cultivando assim um maior senso de identidade cultural brasileira dentro de nossa comunidade. • Instigar em outras mulheres o interesse pelas artes não só como uma observadora, mas também como uma forma de aprendizagem e questionamento, seja através de um bate-papo ou ouvindo um pouco sobre a trajetória destas artistas. • Encorajar diálogo entre estas artistas e outras que almejam seguir a mesma trajetória através de um bate-papo ao vivo. • Abrir as portas para futuras colaborações entre estas artistas e o Grupo Mulheres do Brasil Londres em forma de debates/discussões, oficinas e visitas a seus studios.

Para que

• Encorajar a apreciação e apoio às nossas artistas no Reino Unido. • Valorizar e divulgar artistas brasileiras/os residentes no Reino Unido, cultivando assim um maior senso de identidade cultural brasileira na nossa comunidade local. • Instigar em outras mulheres o interesse pelas artes não só como uma observadora, mas também como uma forma de aprendizagem e questionamento, seja através de um bate-papo ou ouvindo um pouco sobre a trajetória destas artistas. • Encorajar diálogo entre estas artistas e outras que almejam seguir a mesma trajetória através de um bate-papo ao vivo. • Abrir as portas para futuras colaborações entre estas artistas e o Grupo Mulheres do Brasil Londres em forma de debates/discussões, oficinas e visitas a seus estudios (*) (*) Neste mês estamos visitando o estúdio da Carina Ciscato com 15 meninas do Grupo. A Carina fará uma apresentação de seu trabalho/processo de fazer uma peça de cerâmica. Ano que vem iremos ao estúdio da Mariannita Luzzati. Ambas fizeram parte da Série 1. A poeta Virna Teixeira, também da Série 1, participou de um sarau da poesia organizado por nós.

Para quem

Para todas as mulheres que são apaixonadas pela arte e a trajetória de vida das artistas. Para a comunidade local que não conhecem o trabalho ou mesmo historia dessas mulheres fantásticas; Em apoio a todas artistas mulheres local que ainda sofrem uma grande barreira no mundo das artes, onde trabalhos produzidos por homens ainda ganham maior apoio e visibilidade. Para todxs que acreditam no poder da arte como forma de transformação social. Para todas que escondem dentro de si uma artista, mas não tem coragem de deixa-la nascer, talvez ouvindo um pouco da trajetorias destas artistas permitam-se a criar algo.

Recursos necessários

Este foi um trabalho voluntário, sem recursos financeiros algum e sem pessoas totalmente capacitadas. No entanto, para fazer uma Serie de quatro artistas e de forma a não exigir demasiadamente do tempo de todas, necessitaríamos: Uma pessoa para gerenciar o projeto/negociar com as artistas, uma designer para fazer a arte de divulgação, uma pessoa para editar o video e claro alguém para fazer todas as postagens na mídia social. Como parâmetro de custo e de forma a valorizar o trabalho das voluntárias, estimamos que um custo de cerca de £600-100o+ (depende do nível de profissionalismo) para produzir uma Serie de videos com quatro artistas. Caso fosse feito no Brasil seria cerca de 2-3 mil+ Reais para fazer algo de nível profissional.

Desafios

Para a realização deste projeto tivemos varias voluntárias envolvidas, no entanto podemos dizer que somente duas e eventualmente uma se comprometeu e desta forma conseguimos realizar as duas séries. Foram horas e horas de trabalho voluntário. Custo de designer para fazer a arte de divulgação, slides para os videos, edição etc é alto, sem contar que leva tempo, muitas ajudam no inicio mas fazem algo rápido e não necessariamente de qualidade e logo abandonam o que torna-se um grande problema pois temos que sair correndo procurando por outras que possam nos ajudar. Fica dificil de implementar projetos quando nossas voluntárias ou mesmo nós lideres não sabemos ou somos treinadas com as qualificações necessárias para implementar estes projetos e muitos outros que requerem certas skills. Devido a pandemia produção de conteudo online tornou-se algo padrão! Enfim, falta de pessoas capacitadas, falta de comprometimento das voluntárias e falta de fundos, falta de treinamento foram nossos grandes desafios. Baseado nisso, gostaríamos de sugerir que cursos de edição de video, design e uso do instagram etc sejam oferecidos pelo Grupo de forma a empoderar as lideres/voluntarias local para produzir projetos de qualidade sem que ter que gastarmos horas e horas de nosso tempo procurando por voluntárias que possam nos ajudar ou mesmo dar continuidade em nossos projetos. Vemos o voluntariado como uma troca onde ambas as partes se beneficiam, sem essa troca eventualmente todas se desanimam e saem do Grupo, infelizmente.

Resultados alcançados

A Série 1 atingiu até o momento mais de 2500 vizualizações na rede social do GMB Londres. Algo fantástico porque alem de estarmos apoiando nossas artistas local, algo de que consideramos de grande valor, estamos dando uma maior visibilidade ao nosso comitê bem como ao Grupo. Criamos um elo com essas artistas as quais ficam felizes de abrir seus studios para visitas. Nosso proximo objetivo é levar as meninas para eventualmente fazer um workshop com essas artistas. Devido horario que o formulario foi nos enviado não terei tempo de terminar de preencher os outros campos. No entanto para a ver a serie completa do ContAí Trejetorias Artistas Brasileiras vá ao Facebook do Grupo Mulheres do Brasil Londres, menu Videos e lá encontrará a serie por completo.

Fotos da ação replicável

Arquivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *