Alemanha Dusseldorf Educação

VI Encontro de Professores de Português em Düsseldorf

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza VI Encontro de Professores de Português em Düsseldorf

O VI Encontro de Professores de Português – uma troca de experiências, coordenado pela psicóloga Stella-Maris V. Preisach e pela equipe do Programa SempreViva a Língua Portuguesa, versou sobre “Os novos olhares sobre as diversidades da língua portuguesa: benefícios e desafios do bilinguismo”.

O evento aconteceu no dia 11 de maio, na Volkshochschule, Düsseldorf, Alemanha, reunindo 30 participantes, entre pais, professores e palestrantes das áreas de linguística, psicopedagogia, fonoaudiologia e docência.

As explanações feitas pelas especialistas Jamile do Carmo, mestre em arte visuais, escritora e professora de Português, Britta Mönch-Pingel, administradora de empresas, tradutora, intérprete e proprietária da Editora Girabrasil, Sofia Maria C. Soares, docente de apoio pedagógico do Camões I.P., Consulado Geral de Portugal, em Düsseldorf, e Samantha Hörnke Schubert , mestre em fonoaudiologia e psicopedagoga, foram distribuídas em três momentos: histórico, prático e teórico, aguçando o (re)pensar de ações e convicções sobre o tema.

Em um espaço de reflexão, potencializou-se a temática para que seja aprofundada e revisitada em novas oportunidades. O Programa Sempre-Viva a Língua Portuguesa transita pelas diferentes esferas que englobam a cultura lusófona, o ensino, a promoção da língua no exterior, seja ela de herança ou estrangeira. Para tal, promove não só encontros de professores, de pais, como também aulas de Português e outras atividades que compõem projetos específicos, como a Biblioteca de Língua Portuguesa de Autores Lusófonos.

A abertura do evento foi feita pela Dra. Heike Brohm, “Volkshochschule – Fachbereichsleitung Romanische Sprachen” e pelo Exmo. Cônsul Geral de Portugal em Düsseldorf, Dr. José M. Carneiro Mendes. Presentes ainda as apoiadoras Sra. Adieme Maria Soares Mathias, presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros – NRW – Colônia e Iramaia Kotschedoff, líder do Grupo de Mulheres do Brasil Núcleo Düsseldorf-Alemanha e representante da DBG-Sociedade Brasil–Alemanha Seção Rhein-Ruhr.

Por Stella-Maris V.Preisach

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *