Brasília Cultura

Tributo a Rui Barbosa no Dia Nacional da Cultura 

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza

Estabelecido por lei em 1970, o Dia Nacional da Cultura é comemorado em 5 de novembro para celebrar o nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). Em comemoração à data, o Comitê de Cultura do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Brasília realizará um Tributo a Rui Barbosa, no Teatro Dulcina de Moraes, a partir das 19h. O evento, gratuito, contará com roda de conversa, declamação de poemas e apresentações culturais.

Para abrir a noite, haverá uma roda de conversa na qual a jornalista Dad Squarisi e a cineasta Núbia Santana farão reflexões sobre o Brasil multicultural e o papel da mulher na cultura brasileira.

Em seguida, começarão as apresentações artísticas em homenagem ao escritor e jornalista. Segundo a idealizadora do projeto, Cleuza Brandão, a programação foi desenvolvida com base no livro “Cartas à Noiva”, coletânea de textos românticos escritos por Rui Barbosa para a futura esposa.

Para apresentar as cartas ao público, será realizada uma leitura dramática de alguns textos, pela atriz Natanry Osório, uma das precursoras do teatro na Capital e que atuava em peças com Dulcina de Moraes. Já a poetiza Marina Mara realizará uma narrativa para contextualizar os textos e a história do escritor e do país. Terá também uma performance do grupo Nota 10, do Instituto Lumiarte, para declamar os pensamentos de Rui Barbosa e muita música ao som de violinos.

As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.

*Por Daniella Hollanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *