Empreendedorismo São Paulo

Programa vai acelerar startups lideradas por mulheres

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Programa vai acelerar startups lideradas por mulheres

Ótima notícia para mulheres empreendedoras que tenham negócios com alguma inovação em estágio de desenvolvimento. A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e o Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) acabam de lançar o primeiro edital do Programa Mulheres Inovadoras, que vai acelerar startups lideradas por mulheres. Decorrente do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, Finep e Prefeitura de São Paulo, o programa tem apoio na divulgação da Rede Mulher Empreendedora (RME), fundada pela publicitária e jornalista Ana Lúcia Pedro Fontes, conselheira no Comitê de Educação do Grupo Mulheres do Brasil.

Segundo ela, a RME também mostrou quais negócios fazem mais sentido e qual ambiente é mais propício ao objetivo do programa, que é contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira. “Eles queriam entender quais são as dificuldades, o tipo de negócios e como podemos ajudar essas mulheres a acelerá-los”, diz Ana.

O programa contará, inicialmente, com um evento imersivo, com conteúdo relacionado ao empreendedorismo feminino. Apresentado por palestrantes, executivas e especialistas no tema, está marcado para 12 de março – mês da Mulher. Após o período de submissão de propostas, que se encerra em 16 de março, a Finep selecionará 20 startups lideradas por mulheres para receberem um programa de aceleração durante 30 dias. Dessas 20, até cinco podem ser selecionadas para recebimento de uma premiação de R$ 100 mil cada, conforme critérios estabelecidos no edital.

O melhor, de acordo com Ana Fontes, é que este dinheiro não demanda contrapartidas. “É um recurso a fundo perdido. Não tem programas que façam isso hoje. É uma oportunidade única de conseguir se desenvolver. Por isso a gente está incentivando muito na rede para que todas com startups se inscrevam”, entusiasma-se.

Podem se candidatar ao prêmio empresas brasileiras, ou seja, com sede no Brasil e instituídas conforme a legislação nacional, que atendam aos requisitos do edital. A seleção será feita em duas etapas: 1) Elegibilidade e Plano de Negócios; 2) Aceleração, Relatório Técnico Final e Banca Avaliadora Presencial, com tempo para interposição de recursos. Os resultados finais estão previstos para 17 de julho.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Por Sílvia Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *