Mundo Digital

Por uma Educação Conectada!

Foto de Susana Veja todos os posts de Susana Por uma Educação Conectada!

*Texto escrito por Marise de Luca

O Grupo Mulheres do Brasil esteve representado no Seminário Educação Conectada, que ocorreu em Brasília, dia 12 de abril, por meio do Comitê Mundo Digital, com a participação da líder de Conectividade Marise De Luca, uma das palestrantes do evento.

Participaram do seminário representantes do Ministério da Educação, Ministério das Comunicações, Tribunal de Contas da União, Fundação Lemann, EducationSuperHighway,  Vivo, TIM, Claro, Datora, Qualcomm, Huawei entre outras importantes organizações, inaugurando um novo tema de discussão na agenda setorial, conciliando questões relacionadas à educação e à conectividade, trazendo a discussão sobre as diferentes fontes de recursos, os modelos e o papel das operadoras na conexão de escolas e alunos.

Em sua apresentação no evento, Marise de Luca apresentou o posicionamento e atuação do Grupo Mulheres do Brasil na defesa da Conectividade como direito universal do cidadão e, em especial, da Conectividade na Educação onde atuamos em projetos para levar conectividade para as escolas, estudantes e professores onde quer que estejam. Anunciou ainda o lançamento do Projeto Nós pela Educação que tem como missão promover a mobilização da sociedade civil pela corresponsabilidade educacional.

Um pouco da história do GT Conectividade, Comitê Mundo Digital

O Grupo de Trabalho Conectividade nasceu em maio de 2020 dentro do Comitê Mundo Digital para trabalhar pela questão da Conectividade. Com a pandemia ficou evidente o abismo entre os que têm e os que não têm acesso à Internet. Tivemos que paralisar nossos projetos nas escolas e comunidades e vimos que seria necessário trabalhar pela conectividade como direito básico do cidadão.

Nossas pautas:

1. Conectividade Universal – conectividade como direito básico do cidadão e conectividade para quem mais precisa

2. Inclusão digital – letramento digital como base para a empregabilidade e segurança no acesso à Internet

3. Conectividade para a Educação – acesso à Internet para estudantes, professores e escolas onde quer que estejam

4. Observatório da Conectividade – acompanhamento de políticas públicas e programa públicos relacionados à Conectividade

Como chegamos à Conectividade na Educação

Conectividade na Educação pode reduzir desigualdades sociais e transformar vidas e comunidades. A sociedade ainda não comprou a ideia do quão importante é ter Internet nas escolas e como isso pode fazer diferença na qualidade da Educação. A escola deve ser o hub de Conectividade na região em que está inserida, um eixo de conectividade para beneficiar o desenvolvimento de todo o seu entorno.

Desde setembro de 2020, o Grupo Mulheres do Brasil integra o GICE – Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação – formado por órgãos governamentais, operadoras, provedores regionais, empresas de tecnologia, associações e organizações do terceiro setor interessados em construir soluções técnicas para os desafios de conectividade da educação pública no Brasil. A coordenação técnica do GICE é feita pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Fundação Lemann e pelo Grupo Mulheres do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *