Brasília Empreendedorismo

‘Pintando Oportunidades’ capacita mulheres no DF

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza ‘Pintando Oportunidades’ capacita mulheres no DF

As formas mais efetivas e sustentáveis de promover a transformação na vida dos cidadãos é oportunizar a capacitação e a independência financeira. Esse é o propósito das ações do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres de Brasil, inspirar o ambiente de transformação, criar parcerias estratégicas, engajar para o trabalho voluntário, compartilhar competências e ampliar a dignidade das mulheres em situação vulnerabilidade.

O projeto “Pintando Oportunidades”, foi idealizado buscando criar esse ambiente de transformação e oportunidade para as mulheres do Distrito Federal assumirem o seu papel como protagonistas das suas histórias, profissionais e familiares, por meio do curso de pintura imobiliária.

O programa foi desenvolvido em 200 horas – Foto: Divulgação

A empresária e participante do Comitê de Empreendedorismo Aline Frota, CEO da MisterCryl Tintas, idealizou o projeto que logo foi abraçado pela coordenação do Comitê. Em poucas semanas, a proposta saiu do papel e passou a ser apresentada para importantes parceiros como SENAI, Sebrae e empresários locais para estruturação e viabilidade.  A iniciativa é voltada para mulheres que estão fora do mercado de trabalho e que consideram o empreendedorismo a oportunidade de retomar o controle da sua vida. O curso foi desenvolvido em 200 horas e proporcionou a capacitação para as participantes atuarem como pintoras profissionais no setor da construção civil.

O Comitê Empreendedorismo e o Comitê Social do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Brasília trabalharam de forma conjunta e reuniram vários apoiadores. O local escolhido pelo projeto para realização do piloto foi a Cidade Satélite de São Sebastião, por apresentar estatísticas de maior vulnerabilidade social e ocorrência de violência doméstica. A seleção das alunas foi coordenada pela Ação Social do Planalto (ASP) e a Promovida e Creche Oásis, todas localizadas na cidade satélite de São Sebastião-DF. O local onde foi sediado o curso, nesta primeira edição teve a colaboração da empresa Coqueiro Materiais de Construção, disponibilizando o espaço e infraestrutura. E a própria empresária Katia Limp, acompanhou e apoiou durante todo o período a realização do piloto.

O curso é de nível técnico, registrado no Código Brasileiro de Ocupações com profissão devidamente regulamentada. O mercado de Brasília carece de profissionais na área que, atualmente, é totalmente dominado pelos homens.  O mercado potencial para mulheres com capacitação técnica é relevante e tem um diferencial competitivo, pois elas apresentam maior sensibilidade para o acabamento, organização e limpeza do ambiente de trabalho, dedicação e compromisso com o serviço prestado.  Elas são perfeccionistas e os consumidores têm carência de bons serviços prestados, principalmente os de pintura.

As novas pintoras profissionais – Foto: Divulgação

A conclusão do curso piloto e formatura foi realizada no dia 29 de julho, ocasião em que as participantes receberam seus certificados e um kit para iniciar sua vida empreendedora como pintoras profissionais, com as rédeas da sua vida!

Por Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *