França Paris

Núcleo Paris participa do World Cleanup Day

Foto de Susana Veja todos os posts de Susana Núcleo Paris participa do World Cleanup Day

*Texto Clarissa Gindri

Voluntárias do Comitê de Sustentabilidade organizaram coleta de lixo no Champs de Mars

O Comitê de Sustentabilidade do Grupo Mulheres do Brasil Paris realizou, no dia 17 de setembro, o evento Cleanup Day. Um grupo de voluntárias, lideradas por Lylian Cardoso, Geovana Zoc e Anna Perivolaris, se reuniu para coletar o lixo jogado nas ruas de Paris, mais especificamente nos entornos do Champs de Mars, local turístico próximo à Torre Eiffel. A iniciativa fez parte do World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), programa de ação social global anual que visa combater o problema global dos resíduos sólidos. 

O encontro começou com uma breve apresentação de cada participante e dos objetivos do projeto como um todo. Em seguida, foram dadas as instruções de segurança a serem seguidas durante a coleta, bem como as orientações para a separação do lixo em coleta reciclável e resíduos não recicláveis. Também foram compartilhadas estatísticas relacionadas à sustentabilidade, de acordo com os documentos fornecidos pela organização oficial do evento.

Um dos assuntos tratados foi a questão do impacto dos dejetos de cigarro para o meio ambiente. “Cada bituca de cigarro leva de dois a doze anos para se degradar em micropartículas plásticas”, compartilhou Ana Perivolaris, ao apresentar alguns dados às participantes. “Uma só bituca de cigarro é capaz de poluir até 500 litros de água e esses efeitos são observados também na fauna e na flora que acabam sendo afetadas, uma vez que o cigarro libera seus poluentes no solo e, eventualmente, em direção aos lençóis freáticos, além de acabarem sendo comidas por pássaros, peixes ou crustáceos que confundem os restos de cigarro com comida”, acrescentou Ana.

Na sequência, o grupo deu início à coleta do lixo nos jardins do Champs de Mars e arredores. Após mais ou menos uma hora e meia de coleta, o grupo conseguiu reunir quase 7 kg de lixo, que foi encaminhado para os devidos locais de coleta, separados em resíduos recicláveis, não recicláveis e bitucas de cigarro.

“Foi uma experiência realmente muito importante para nos conscientizarmos da quantidade de lixo que é deixado para trás pelas pessoas”, comentou Lylian Coelho. “Principalmente no que diz respeito a cigarro e bebidas alcoólicas, em específico, já que nessa área acontecem muitos piqueniques. Também percebi que há uma lixeira específica para bitucas de cigarro aqui no parque, mas, provavelmente, as pessoas não estão cientes disso. De maneira geral, foi muito proveitoso participar desse evento, pois além de estarmos fazendo algo positivo para o meio ambiente e aprendendo mais a respeito desse assunto, também foi uma oportunidade para conhecer pessoalmente algumas das novas voluntarias”, completou. 

Uma dessas novatas foi Suzana Gonçalves, que participou pela primeira vez de um evento do Grupo: “Já tinha feito coletas de maneira individual, mas é legal poder participar de uma ação em grupo e pesar os resíduos que coletamos para termos uma ideia do impacto”.

O Cleanup Day foi o primeiro evento presencial do Comitê de Sustentabilidade, que já havia realizado outras ações, como o Glossário de Sustentabilidade e o Podcast Conexão Sustentável. Para mais informações sobre as iniciativas do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @grupomulheresdobrasilparis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *