Cultura França Paris

Mulheres visitam museu pela primeira vez, em Paris

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Mulheres visitam museu pela primeira vez, em Paris

Doze brasileiras que atualmente vivem na França tiveram a oportunidade de visitar um museu pela primeira vez, na segunda-feira, dia 25 de março, em Paris, por meio de um projeto do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris, que prevê uma visita mensal guiada a espaços culturais.

As visitantes entre o artista Louis-Cyprien Rials

Elas conheceram o belo edifício histórico Palais de Tokyo, onde aprenderem sobre arte contemporânea com as exposições “Amalgam” e “Au bord de la route de Wakaliga”, do artista Louis-Cyprien Rials, que estava no local e dialogou com as participantes sobre as inspirações e os sentidos do seu trabalho.

Para Flávia Legnaioli, uma das organizadoras da ação e voluntária do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris, que acompanhou a equipe, arte é uma linguagem comum que integra.

“Não foi uma simples visita. Essas mulheres passaram pela experiência de conhecer dois trabalhos de arte contemporânea que abordam temas como racismo, diferenças culturais e diversidade, que são familiares e comuns a todas nós. E puderam dialogar sobre isso depois”, explica Flávia.

A visita foi um aprendizado sobre arte contemporânea

A historiadora da arte, Leilane Do Couto, que também monitorou o evento, ressalta a importância de a arte estar ao alcance de todos.  “A participação das mulheres nessa exposição, sobre o tema ‘sensible‘ foi de uma troca incrível. Mostrou o olhar atento delas pelos contrastes ao nosso redor, provocados pelos encontros culturais que são sempre imprevisíveis. Elas puderam se questionar e sair dali com a certeza de uma mudança, daquelas que sentimos, mas não vemos, e que somente a arte pode nos proporcionar”, conclui.

A próxima visita cultural será na Biblioteca Nacional Francesa, dia 24 de abril, com a exposição Le Monde en Sphéres (o mundo em esferas). Quem estiver interessado em participar pode se inscrever pelo e-mail mulheresdobrasilparis@gmail.com .

Uma resposta para “Mulheres visitam museu pela primeira vez, em Paris”

  1. MARIA DO SOCORRO FERREIRA ALENCAR disse:

    Gosto dessas ações culturais! Desperta para a importância e necessidade de aprender a tudo sobre as nossas raízes!!
    E uma super cola!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *