Inserção de Refugiados São Paulo Saúde

Manhã da Saúde – a importância da prevenção

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Manhã da Saúde – a importância da prevenção

Voltado à população em situação de vulnerabilidade, principalmente a refugiados e imigrantes, o Grupo Mulheres do Brasil, por meio dos Comitês de Saúde e Inserção de Refugiados, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – CAMA, realiza a segunda edição da Manhã da Saúde, no dia 19 de outubro, das 9h às 14h, na Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100.

Edição 2018 Manhã da Saúde – Foto: Angela Rezé

Com atendimentos gratuitos, o objetivo principal do evento é a conscientização sobre os cuidados e a prevenção da saúde. Serão fornecidos à população conhecimentos sobre atitudes importantes para se manter uma vida saudável, bem como orientações, dicas e cuidados sobre possíveis doenças.

“Devem participar desta ação mais de 500 pessoas, que serão atendidas por 70 alunos e residentes da Santa Casa de São Paulo, além de 50 voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil. Estamos preparando uma manhã especial para a população, focada para uma boa qualidade de vida e bem-estar das pessoas”, destaca Maria Cristina Rizkallah Alves, uma das líderes do Comitê de Saúde.

Voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil que participaram da primeira edição da Manhã da Saúde – Foto: Angela Rezé

As estações de atendimentos incluem antropometria, analise de pesos e medidas; aferição de pressão arterial e orientação a hipertensos; exame dextro, de glicemia capilar, com orientação sobre fatores de risco e prevenção de diabetes; orientações gerais e de nutrição; fonoaudiologia, com orientações e cuidados com a fala, voz, deglutição e audição; testes de HIV e Sífilis; saúde bucal, voltado para a higiene bucal infantil; cuidados com a pele e orientações sobre gravidez, pré-natal e amamentação;  e uma estação específica para atendimento às mulheres, com orientação e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Haverá atendimento especial também para as crianças, bem como um espaço dedicado aos pequenos.

População será atendida por alunos e residentes da Santa Casa de São Paulo – Foto: Angela Rezé

“Após os atendimentos médicos, cada paciente receberá uma ficha com o seu histórico de saúde e será encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS), da sua região, para dar continuidade ao tratamento. Também ofereceremos um lanche especial para os participantes”, informa ainda Maria Cristina.

 Por Laura Scarpelini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *