Igualdade Racial São Paulo

Livro aborda desigualdade racial no mercado de trabalho

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Livro aborda desigualdade racial no mercado de trabalho

A importância de falar sobre a desigualdade racial no mercado de trabalho e buscar caminhos para dialogar sobre o assunto dentro das empresas inspirou a diretora-executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Luana Génot, a lançar o livro Sim à Igualdade Racial – raça e mercado de trabalho, pela Pallas Editora. A obra é o resultado da dissertação de mestrado da autora em Relações Étnico-Raciais.

As empresas têm um papel fundamental na mudança do cenário de desigualdade. A população negra brasileira, que representa um contingente de mais de 110 milhões de pessoas (54%), segue em desvantagem no mercado de trabalho ainda nos dias de hoje, menos de 1% é o percentual de mulheres negras em cargos executivos nas 500 maiores empresas no país, segundo dados do Instituto Ethos, 2016.

Luana Génot, uma das principais vozes no país sobre questões raciais, explica que o livro é mais um alerta para as empresas e a sociedade de maneira geral. “Todos nós temos papel fundamental na mudança do cenário atual. A igualdade racial é peça-chave para o crescimento das empresas e sua diversidade. Estamos aqui para auxiliá-las a olhar para esse tema como oportunidade de mercado e transformação social. Precisamos priorizar o assunto que muitas vezes é deixado de lado”, afirma.

Sim à Igualdade Racial – raça e mercado de trabalho apresenta 16 depoimentos de pessoas de diferentes perfis, além das falas da própria Luana e de seus pais. A autora despertou para o problema quando foi vítima de preconceito racial em ambientes corporativos. O livro provoca reflexões sobre o conceito ‘raça’ aplicado na trajetória pessoal e profissional de cada entrevistado.

O lançamento da obra acontece nesta quarta-feira, dia 10 de abril, às 19h30, na Livraria da Vila, Shopping JK, em São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *