Alemanha Dusseldorf Expansão Grupo Mulheres do Brasil

Grupo Mulheres do Brasil lança Núcleo em Düsseldorf – Alemanha

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Grupo Mulheres do Brasil lança Núcleo em Düsseldorf – Alemanha

As brasileiras que vivem em Düsseldorf estão sendo contempladas oficialmente com um núcleo local do Grupo Mulheres do Brasil, um movimento político suprapartidário que reúne, aproximadamente, 37 mil participantes voluntárias de diversas cidades do Brasil e também do exterior. O evento de lançamento ocorre no dia 18 de fevereiro, às 18h, no CCD Ost Messe Düsseldorf, Stockumer Kirchstrasse, 61 – Room M. As interessadas em participar devem se inscrever antecipadamente pelo link: tiny.cc/lancamento.

A executiva Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e uma comitiva composta por várias mulheres brasileiras estarão na Alemanha especialmente para celebrar o lançamento oficial do Núcleo Düsseldorf, e farão a abertura oficial do evento, com as demais líderes locais.

O Núcleo Düsseldorf vem atuando há um ano com diversas ações – Foto: Divulgação

“As mulheres que vivem distante de seu país de origem passam por realidades às vezes muito difíceis, seja no campo pessoal ou profissional. Nós queremos abraçar e acolher as brasileiras que moram em Düsseldorf, na Alemanha, estimulá-las a serem protagonistas de uma nova história, e, assim, se engajar nas causas femininas e que envolvam a sociedade como um todo, que é o que fazemos”, afirma Luiza.

A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do Grupo que vem transformando realidades a partir do envolvimento da sociedade civil em ações que estimulam a participação e o protagonismo feminino em pontos estratégicos. “Estamos presentes em 49 diferentes localidades. Com a abertura dos Núcleos Internacionais, como é o caso de Düsseldorf, o Grupo cresce não apenas em número de participantes, como também amplia a capacidade de transformação, propiciando engajamento de mais mulheres no Movimento”, afirma Lilian Leandro, diretora de expansão e líder do Comitê Expansão do Grupo Mulheres do Brasil.

Liderado por Iramaia Kotschedoff, empreendedora, Katja Sattler, gerente de Projetos na área de TI, e Samantha Hörnke Schubert, fonoaudióloga e psicopedagoga, na fase de pré-lançamento, o núcleo Düsseldorf teve a oportunidade de conhecer e entender o perfil das mulheres brasileiras que vivem na Alemanha.

“Há um ano nosso grupo vem realizando ações com o objetivo principal de integrar a mulher brasileira na sociedade alemã. Essas ações visam o aprendizado da língua alemã, o bem-estar psíquico e emocional da mulher que está longe de sua terra natal e seus familiares, a ampliação do conhecimento da cultura local por meio de atividades que nos colocam em contato com a vida artística alemã, além de palestras sobre características e peculiaridades do mercado de trabalho alemão”, explicam as líderes.

O Grupo Mulheres do Brasil em Düsseldorf vem atuando com ações nas áreas de saúde, cultura, educação, empreendedorismo e social.  “A cada ação realizada verificamos a alegria das mulheres que chegam até o grupo. Elas se sentem acolhidas, recebem informações valiosas em diferentes áreas, se conectam a outras mulheres, de forma leve e inspiradora”, relatam as líderes locais.

Participantes do evento Cultura do Pão, que integrou alemãs e brasileiras, no último sábado – Foto: Divulgação

Ainda na fase de implantação, o Núcleo Düsseldorf contou com o apoio e a orientação de Margaret Groff, madrinha e conselheira do Núcleo. “O Grupo Mulheres do Brasil é um importante agente de integração e de transformação da forma de pensar e agir e tem contribuído com as brasileiras que vivem no exterior, dando oportunidade de desenvolver projetos diversos que fortalecem e empoderam as mulheres, contribuindo assim com seu bem-estar, das famílias, com a sociedade em que vivem e com nosso Brasil”, explica Margaret, que também é uma das líderes do Núcleo Curitiba-PR.

       

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *