80 em 8 Grupo Mulheres do Brasil

Grupo Mulheres do Brasil lança e-book sobre desafios das mulheres em posições de liderança

Foto de Susana Veja todos os posts de Susana Grupo Mulheres do Brasil lança e-book sobre desafios das mulheres em posições de liderança

O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê 80 em 8, está lançando um e-book intitulado “Como?”, com 29 artigos que apresentam reflexões e caminhos para enfrentar os desafios da equidade de gênero e provocar mudanças para que mulheres ocupem posições de alta liderança nas organizações.

Faça agora o download do seu e-book.

Os textos foram escritos por executivas e especialistas que relatam a jornada incansável das mulheres para se chegar aos conselhos administrativos de empresas, os impactos positivos dessa presença feminina no board, e alguns fatores determinantes como ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), estratégia, inovação e desenvolvimento.

Se por um lado as mulheres vêm conquistando avanços significativos, os artigos demonstram que há ainda muitos pontos a serem superados, como a solidão nas posições de liderança, o equilíbrio entre maternidade e carreira, remuneração, entre outros importantes assuntos que permeiam o universo das executivas.

O e-book é uma das frentes desenvolvidas pelo Comitê 80 em 8, que, ao longo de 2020 realizou também diversas Lives com informações consistentes e atualizadas.  “Contabilizamos mais de 30 transmissões ao vivo, nas quais entrevistamos 46 executivas e executivos, e com audiência que atingiu de mais de três mil pessoas, com interação ativa dos participantes. Certamente esses eventos contribuíram para ampliar a reflexão e o debate sobre o tema da igualdade de gênero”, relata Denise Damiani, uma das líderes do Comitê.

A origem do nome do Comitê (80 em 8), em 2013, vem do dado alarmante do Relatório Global de Equidade de Gênero, do Fórum Econômico Mundial, que demonstrava que a igualdade entre homens e mulheres levaria 80 anos para acontecer. Atualmente o número supera 100 anos. 

“Não podemos esperar por isso. Temos uma causa urgente. Portanto outra frente de atuação, em parceria com políticas públicas, é a implantação do sistema de cotas como um instrumento transitório de ajustes desta desigualdade. Homens e mulheres devem ter o mesmo ponto de partida”, afirma Tania Moura, também líder do Comitê 80 em 8.

Este é um debate que exige atenção e deve estar presente nas rodas de conversa das empresas, no ambiente familiar e na sociedade como um todo. “O que cada um de nós temos deixado de fazer para que as diferenças de mesmos direitos ainda existam? Não é possível que nossas filhas e netas tenham que esperar tantos anos para estarem nos altos cargos e conselhos. Todos nós temos ações para que a igualdade ocorra já!”, conclui Maria Fernanda Teixeira, líder do Comitê 80 em 8.

22 respostas para “Grupo Mulheres do Brasil lança e-book sobre desafios das mulheres em posições de liderança”

  1. Elena Crescia disse:

    Obrigada!

  2. Ingrid disse:

    Excelente iniciativa

  3. Assunto super importante nos dias atuais. Frsejo muito sucesso.

  4. Tania Moura disse:

    Muito obrigada pelo apoio!!

  5. Maria Fernanda Ferreira disse:

    Muito obrigada por compartilhar.
    Caso tenham esse material em Inglês tbm pode me mandar que compartilho para a minha rede aqui na Austrália.

  6. Ameiii a iniciativa .. parabéns 🙂

  7. Tarsilla Franccesca disse:

    Brilhante iniciativa!!!

  8. Jurema Santos disse:

    Excelente. Precisamos de coalizão para extinção da desigualdade entre mulheres e homens. Unidas chegaremos.

  9. Cíntia Urbano Neves disse:

    Adorei o material. Gostaria de compartilhar com um grupo de networking internacional, se tiverem a versão em inglês agradeço se puderem compartilhar. Abraço e parabéns pelo trabalho.

  10. Sueli Pereira disse:

    Ótima iniciativa, exemplos que ensinam e acolhem novas formas de liderança. Parabéns

  11. Graça Aparecida Barcos disse:

    Parabéns pela iniciativa, assim teremos mais mulheres em postos de liderança.

  12. Angela kai disse:

    Excelente iniciativa

  13. Parabéns por mais um excelente material! Conhecimento liberta!

  14. Parabéns por mais um excelente material

  15. Noticias RJ disse:

    This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your wonderful post.
    Also, I’ve shared your site in my social networks!

  16. Isabelle Ayako Guilhermon Miura disse:

    Muito interessante o texto, gratidão pelo trabalho e por compartilhar a informação em formato de e-book e gratuito. Tenho ainda muito o que aprender sobre diversos mundos e um deles é esse, gostaria de poder contribuir de alguma forma também.

  17. Sandra Conceição Silva disse:

    Tenho interesse em participar é conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido , espero agregar conhecimento e trazer minhas experiências para o trabalho desenvolvido por vocês.
    Abraços

  18. Gabriela disse:

    amei o post, parabens!!!

  19. Gostei muito do e-book, foi prazeroso lê-lo e foi quase como ouvir as vozes dessas mulheres que, se entrecruzam em um encontro marcado para expressarmos as nossas ideias, aprendizados e incentivar outras mulheres a seguirem em frente com coragem, sensibilidade, qualificação profissional e acima de tudo com solidariedade.

  20. Muito prazeroso ler o e-book! Foi quase como ouvir as vozes dessas mulheres que, se entrecruzam em um encontro marcado para expressarmos as nossas ideias, aprendizados e incentivar outras mulheres a seguirem em frente com coragem, sensibilidade, qualificação profissional e acima de tudo com solidariedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *