Cultura Grupo Mulheres do Brasil

Grupo Mulheres do Brasil convida a sociedade para uma conexão por meio da arte e da cultura

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Grupo Mulheres do Brasil convida a sociedade para uma conexão por meio da arte e da cultura

A Reunião Mensal do Grupo Mulheres do Brasil que acontece nesta quinta-feira, 30 de julho, às 17h, em formato on-line, transmitida pelo canal do grupo no YouTube, é um convite para que todas as mulheres se conectem por meio da arte e da cultura.

A convidada especial do encontro é a atriz Beth Gourlart, que será recebida por Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo, e Eliane Sanches Querino, líder do Núcleo Franca, que fará uma reflexão sobre a arte e como ela nos convida a olhar para o nosso interior e a lidar melhor com o que está fora.

Para a atriz, qualquer processo de transformação começa com o autoconhecimento. “Precisamos perceber ‘o que’ precisa ser mudado em nós e, para isso, é necessário sentir, observar, conhecer melhor nossas dificuldades, nossas fragilidades, nossas fraquezas para então enfrentá-las, aceitá-las ou modificá-las”, explica Beth Gourlart.

“Estamos passando por momentos que nos desafiam a todo o instante. Rever nossa conexão conosco mesmas através do poder transformador da arte é o objetivo maior dessa Reunião Geral em que teremos o privilégio de ouvir Beth Goulart. Cultura, arte, reflexão, um momento único com que o Grupo Mulheres do Brasil brinda a todas nós”, diz Eliane Querino.

Segundo Luiza Helena Trajano, o momento é oportuno para trazer uma abordagem com este nível de sensibilidade. “Estamos passando por um ciclo disruptivo e de muitas incertezas. E, mais do que nunca, precisamos também vivenciar momentos que nos reconectam com a nossa alma, com o belo, com a nossa intuição. A arte e a cultura são transformadoras e têm esse poder”, diz a executiva.

A cultura e a arte estão entre as diversas pautas de atuação do Grupo, que vem desenvolvendo vários projetos e impactando a vida de centenas de pessoas, como os Clubes de Leituras, as sessões do Cineclube e o Programa Remição em Rede.

“Sabemos da importância da Cultura como agente transformador e libertador na sociedade. Por isso, essa pauta permeia todas as nossas ações. Agora, neste encontro, queremos conectar nossas 48 mil mulheres, de 87 cidades, 17 países, e todos que quiserem participar, a alimentar nossa força de trabalhar por um mundo melhor”, enfatiza Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

Para participar da Reunião Mensal do Grupo Mulheres do Brasil, basta entrar no link www.youtube.com/grupomulheresdobrasil, dia 30 de julho, quinta-feira, às 17h.

 Arte, por Beth Goulart:

“A arte é um espelho no qual a humanidade se revela e pode ser em qualquer manifestação artística: um texto, uma música, uma pintura, uma fotografia.

A manifestação artística começa no indivíduo, mas só se torna arte quando se comunica com o coletivo, quando consegue transmitir para o outro o olhar do artista. Nossa matéria prima é a própria humanidade. Os artistas são antenas que captam o inconsciente coletivo e transformam esta percepção em obra de arte”.

Foto: Nana Moraes

A arte é um ato político?

“Neste sentido toda obra de arte é um ato político porque é a manifestação de seu ponto de vista, de suas ideias, de seu conceito e valores. A arte é uma manifestação de liberdade, um impulso criativo cheio de significado e uma de suas maiores influências é provocar a sensibilidade do seu público, é acordar os sentidos, as sensações, a memória e a consciência.

Tudo o que desperta a nossa consciência provoca nossa reação, requisita nossa escolha, determina nossa postura diante do mundo, é um ato político de transformação”. (Beth Goulart).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *