São Paulo Sustentabilidade

Gastronomia alternativa e funcional

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Gastronomia alternativa e funcional

Durante as oficinas de Alimentação Circular, ministradas no último dia 24 de agosto,  na sede do Grupo Mulheres do Brasil, a culinarista Bianca Santana demonstrou na prática como fazer um bolo funcional com cascas de frutas e brigadeiro com casca de banana.

“O bolo funcional é feito com ingredientes que, além de suas funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da alimentação diária, produz efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos para a saúde. Além disso, as cascas de frutas tornam a receita mais rica em nutrientes e minerais e ainda sem desperdício”, diz Bianca.

A culinarista Bianca, ao lado de Ana Drummond, líder do Comitê de Sustentabilidade demonstra como fazer as receitas funcionais – Foto: Divulgação

Uma das propostas do evento, organizado pelo Comitê de Sustentabilidade do Grupo Mulheres do Brasil, por ocasião da Virada da Sustentabilidade, era propor alternativas econômicas e simples de uma gastronomia ao alcance de todas as pessoas e com zero de desperdício.

“O bolo é simples e prático, é só colocarmos os ingredientes no liquidificador e a massa já está pronta para ir ao forno. Podemos encontrar ingredientes saudáveis e funcionais em casa de produtos naturais”, explica a culinarista.

Abaixo, disponibilizamos as duas receitas funcionais:

Receita de bolo funcional com cascas de frutas

Ingredientes:

4 ovos

40 ml de óleo de coco ou óleo de girassol

90 gramas de açúcar mascavo

1 xícara de cascas de frutas (mamão, banana, maçã, manga ou goiaba)

1 colher de sopa de canela em pó

100 gramas de farinha de aveia

40 gramas de farinha de amêndoas

65 gramas de fécula de batata

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Cortar as cascas em pedaços pequenos. Em seguida, bater os 4 primeiros ingredientes no liquidificador até não ter pedaços das cascas. Adicionar as farinhas e por último o fermento. Untar uma forma de 20cm com furo no meio e levar para assar durante 35 min em forno aquecido a 180°.

Receita de brigadeiro de casca de banana

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 cascas de banana

2 colheres de cacau em pó

2 colheres de manteiga ou óleo de côco

Modo de preparo:

Bater o leite condensado no liquidificador junto com as cascas e o cacau. Na panela, derreter a manteiga e adicionar a mistura do liquidificador. Cozinhar mexendo sempre até o ponto de brigadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *