Educação Franca

Iniciativa está ‘verdejando’ Franca

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as cidades tenham, no mínimo, uma árvore por munícipe, mas o ideal é que disponham de 36 m² de área verde por habitante, ou seja, três árvores por morador, já que cada árvore equivale a 12 m². Partindo deste princípio, e observando que Franca ainda estava longe de atingir essa marca – 40 mil árvores para uma população de 350 mil habitantes – , as voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil resolveram botar a mão na massa e criaram o projeto Verdejar Franca, voltado para a arborização do município.

Desde que o Verdejar iniciou, há quase dois anos, diversos pontos da cidade já receberam 1.230 mudas de árvores, que são plantadas mensalmente pelos voluntários. A meta é chegar a 1.000.000 de árvores plantadas. “A cada muda que plantamos, colocamos uma etiqueta lembrando que ‘esta é 1 em 1 milhão’ e ensinando todos os cuidados necessários para o crescimento saudável da muda”, relata Eliane Sanches Querino, líder do Grupo em Franca.

Querino explica que o projeto se estende também a escolas e creches. “Fazemos um trabalho de educação ambiental antes do plantio para que os alunos divulguem em suas casas e nos bairros. Falamos da importância da arborização urbana e convidamos a comunidade para participar”, diz.

A ação tem o reconhecimento e apoio da comunidade e de parceiros da iniciativa privada. “Escolas e creches nos procuram pelo trabalho realizado em outras instituições. Até mesmo patrocinadores nos encontraram por reconhecer a qualidade e a dedicação. A importância do Verdejar não está somente em plantar árvores, mas também na educação ambiental de crianças e adultos, é cuidar do futuro do planeta”, conclui Eliane Sanches Querino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *