Expansão Igualdade Racial Plugar São Paulo

Fatos que tornaram nossa sociedade tão injusta

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Fatos que tornaram nossa sociedade tão injusta

“Temos que entender essa herança escravagista, essa história que afeta a todos nós”

Com essa frase, as líderes do Comitê de Igualdade Racial, Elizabete Scheibmayr e Kaká Rodrigues sensibilizaram já de início as integrantes dos diversos Núcleos do Grupo Mulheres do Brasil, que vieram de diversos pontos do país, para debater ideias, conhecimentos e ações sobre racismo, no Plugar Igualdade Racial, dia 24 de outubro, em São Paulo.

“É importante falar do panorama histórico que gerou uma desigualdade racial que se perpetua até hoje e justifica a implantação de políticas afirmativas. O racismo é institucional e estruturante advindo de um sistema fomentado por leis e instituições”, observa Elizabete.

O panorama histórico apresentado, segundo as líderes, é para lembrar de onde vem a raiz da desigualdade. “São dados importantes para conhecermos a história do nosso país para entendermos essa herança escravagista que fez da nossa sociedade uma sociedade tão injusta e, assim, termos o poder de mudar isso”, enfatiza Elizabete.

Plateia atenta aos dados e informações – Foto: Angela Rezé

Panorama histórico da desigualdade

– O Brasil foi o país que mais recebeu escravos nas Américas – Quatro em cada dez negros que cruzaram o Atlântico, até a segunda metade do século 19, tiveram como destino o Brasil – um total de R$ 4.8 milhões.

– O Haiti tomou a dianteira dos movimentos pela liberdade, em 1793, seguido pela Inglaterra. O Brasil foi o último a libertar os escravizados, em 1888.

Porém, antes de falar de abolição, é preciso entender um pouco o sistema legal, o que dizia a Lei. Antes da abolição, em 1837, havia a primeira Lei de Educação, pela qual os negros não podiam ir à escola – “escravos e os pretos africanos, ainda que livres ou libertos, não poderiam frequentar as escolas”, informam as líderes.

Em 1850, foi instituída a Lei das Terras, segundo a qual os negros não podiam ser proprietários de terras – “isso foi bem recente, 38 anos antes da abolição”, ressaltam as líderes. “Aí, em 1871, tivemos a Lei do Ventre Livre. Ventre livre pra quem? De que adianta o filho ser livre se a mãe é escrava? Meu filho nasceu livre e eu digo: vai filho, ser livre, enquanto sua mãe está aqui escrava”, ironiza Elizabete Scheibmayr.

Em 1885, vem a Lei do Sexagenário, ou seja, quem sobrevivesse até os 60 anos estaria livre, como um prêmio. “E além do mais, quando o escravo chegasse a essa idade, teria que trabalhar por mais 3 anos de forma gratuita, lembrando que a expectativa de vida na época era de apenas 38 anos”, enfatizam as líderes.

Em 1888 ocorre finalmente a abolição, mas ela não chegou de forma gratuita, e sim foi resultado de toda a luta que já conhecemos – dos movimentos negros e dos quilombos.

Em 1890, foi baixada a Lei dos Vadios e Capoeiras, segundo a qual, os que perambulavam pelas ruas sem trabalho ou residência comprovada iriam para a cadeia. Os escravos eram mesmo livres? Dá para imaginar qual era a cor da população carcerária daquela época? E a cor predominante nos presídios hoje?

Em 1968, havia a Lei do Boi – a primeira lei de cotas, em que estabelecimento de ensino médio agrícola e as escolas superiores de Agricultura e Veterinária, mantidas pela União, reservariam anualmente 50% de suas vagas a candidatos agricultores ou filhos, se residissem na zona rural, e 30% se residissem em cidades ou vilas. Essa lei foi revogada em 1985. “Hoje as pessoas ainda questionam cotas para as minorias, que bobagem, todo mundo é igual”, provoca Elizabete, informando que há muito médico veterinário que hoje é contra o sistema de cotas, mas que estudou com base em uma lei de cotas.

Em 1988 vem a Constituição atual, que assegura que todos são iguais perante a lei, a nossa carta magna; em 2001, acontece a Conferência de Durban, que determina políticas de reparação e ação afirmativa; em 2003, a Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e privadas de educação; em 2010 é criado o Estatuto da Igualdade Racial, e, em 2012 a Lei de Cotas.

Segundo o Censo do IBGE de 2018, os negros representam 55,8% da população brasileira composta pelos brasileiros autodeclarados pretos e pardos. Em sete anos, aumentou em 32% a população que se declara negra no Brasil. “Os motivos provavelmente são as políticas afirmativas, as pessoas têm orgulho das suas histórias, querem ser vistas e reconhecidas como negras. É uma mudança cultural muito importante, porque essa é a história do Brasil”, diz Elizabete.

Representatividade na política

Em 2016, o percentual de mulheres negras concorrendo ao cargo de vereadora era de apenas 14,2%. Enquanto que, para o de prefeita, o número cai para 0,13%. Já em 2018, houve um crescimento de 50% de mulheres eleitas para a Câmara dos Deputados, sendo 77 deputadas federais, 26 a mais do que em 2014. Aumentou o número de negras – de 10 para 13 –, e de brancas – 41 para 63 – e Roraima elegeu a primeira mulher indígena para o Congresso Nacional. Porém, pouca ou quase nenhuma representatividade é observada em relação à mulher negra no Senado Federal, cargos executivos, governos estaduais e prefeituras.

Mercado de trabalho

Os profissionais negros com ensino superior completo recebem 28,8% menos do que recebem os brancos em igual condição (RAIS   2016/Ministério do Trabalho e Emprego).

Somente 34% dos funcionários das 500 maiores empresas são negros; apenas 4,7% do quadro executivo das 500 maiores empresas é constituído por pessoas negras. As mulheres negras representam somente 0,4% dos executivos nas 500 maiores empresas (Ethos, 2016).

Renda

A remuneração da profissional negra é 59% menor em relação ao que recebe um homem branco. (PNAD 2017). Os brancos possuíam renda quase duas vezes superior à da população negra, em 2017 (Ipea, 2018). Estima-se que a renda entre os negros e brancos será equivalente somente em 2089 (Oxfam, 2017).

Formação escolar

Quase metade dos homens negros, de 19 a 24 anos, não concluíram o ensino médio, diz o IBGE. Entre as mulheres negras, o índice de evasão escolar chega a ser de 33%. Para especialistas, o abandono escolar tem raízes sociais.

Violência contra a mulher negra

As mulheres negras são 60% das vítimas da mortalidade materna no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o órgão, nos pós-partos, apenas 27% das mulheres negras são acompanhadas pelo médico, enquanto para as mulheres brancas essa taxa aumenta para 46,2%.

De acordo com dados do Ipea/Relatório Atlas da Violência, 2019, 75% das mortes violentas intencionais foram de indivíduos negros. O estudo aponta aumento de 20,7% na taxa nacional de homicídios femininos, entre 2007 e 2017.  Esse aumento se dá, sobretudo entre mulheres negras: elas viram seu número de homicídios crescer mais de 60% em uma década, em comparação com um crescimento de 1,7% nos   assassinatos de mulheres não negras.

“Se analisarmos esse panorama histórico, veremos como a gente demorou pra tentar corrigir minimamente uma diferença histórica. Vejam o prejuízo que a população negra vem sofrendo ao longo dos anos, e as pessoas precisam entender um pouco dessa história antes de falar que não existe racismo ou que são contra cotas e que tudo não passa de mimimi”, conclui a líder Elizabete Scheibmayr.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *