Esportes França Paris

Empoderamento feminino por meio do futebol

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Empoderamento feminino por meio do futebol

Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris discute as conquistas e os desafios ainda a enfrentar pelas mulheres no caminho da igualdade de gênero nessa modalidade esportiva.

No jogo em que tornou-se a maior artilheira da história das Copas do Mundo de Futebol – masculinas inclusas -, com 17 gols, a brasileira Marta garantiu o gol da vitória brasileira sobre a Itália, por 1 a 0, sem gastar seu batom. De tom roxo encarnado, o batom que durou os 80 minutos em que a jogadora esteve em campo não só virou pauta para toda a imprensa como tornou-se símbolo do empoderamento feminino que a jogadora conquista há anos, por meio do futebol, para todas as mulheres.

Considerada seis vezes consecutivas a melhor jogadora de futebol feminino do mundo, Marta também já havia chamado a atenção da mídia mundial nesta Copa não só por seu jogo. Na partida da seleção brasileira contra a Austrália, suas chuteiras traziam estampado o símbolo de igual (=), em referência à campanha “Go Equal”, que prega reconhecimento para as mulheres no futebol semelhante ao dos homens. A brasileira também não conta com nenhum patrocínio esportivo, pois recusa-se a receber os valores propostos pelas marcas – muito inferiores aos dos homens.

“O grande desafio hoje é fazer com que as pessoas entendam que o futebol feminino é uma profissão como outra qualquer, como é no masculino, e que isso tenha seu devido valor”, pontua a advogada Maria Luiza Cavalcante Lima, que cursou Gestão de Futebol, e é líder do Comitê de Esportes do Grupo Mulheres do Brasil.

Maria Luiza, durante sua palestra – Foto: Divulgação

Ela explanou sobre “A Evolução e o Empoderamento da Mulher por meio do Futebol Feminino”, dia 17 de junho, na Embaixada do Brasil em Paris, durante encontro promovido em parceria pela Câmara do Comércio Brasil França e Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris.

“Foi um evento enriquecedor que nos trouxe informações e curiosidades interessantes desse mundo do futebol feminino, que está começando a ser visto, ouvido, valorizado e respeitado”, vibrou Andrea Clemente, líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris.

Andréa Clemente, líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Paris – Foto: Divulgação

Maria Luiza discorreu sobre os desafios do futebol feminino, de uma maneira geral, e no Brasil em especial, onde a prática do esporte foi proibida para mulheres de 1940 a 1979. “O argumento era de que o corpo da mulher não aguentaria os desafios físicos e a intensidade de um jogo de futebol”, contou. Mas, mesmo com a proibição, as mulheres continuaram jogando futebol e algumas foram presas por causa disso, o que denota a grande resiliência do sexo feminino.

Hoje, o grande desafio das mulheres nesse esporte é fazer com que as pessoas entendam que o futebol feminino é uma profissão como outra qualquer e merece ter seu valor reconhecido. “Principalmente porque as regras são exatamente as mesmas, o campo é exatamente o mesmo, as mulheres jogam da mesma forma e elas não têm a mesma remuneração. Muitas não são profissionais, são tratadas como amadoras”, comenta a líder do Comitê de Esportes.

De acordo com ela, outro desafio que o futebol feminino tem no Brasil é conseguir implementar a regulamentação da Fifa (Federação Internacional de Futebol), para que todo o time que jogue o campeonato da série A, em 2019, e da série B, em 2020, tenha duas equipes de futebol feminino – uma principal e uma de base, onde ocorre a  formação de novos talentos. “Temos que fazer com que a regulamentação seja cumprida de maneira decente, digna, para que essas mulheres tenham salário profissional, que as possibilite viver disso. Porque, muitas vezes, em alguns lugares, os times oferecem só a camisa, mais nada – nem estrutura, nem salário. Essas mulheres acabam não conseguindo desenvolver o futebol como atividade principal”, explica Maria Luiza.

Ela cita ainda, além de nossa Marta, outro grande exemplo de luta por igualdade de gênero no futebol: “A atual melhor jogadora do mundo, a norueguesa Ada Hegerberg, não está jogando a Copa por discordar da forma desigual como o país dela trata o futebol feminino, em comparação com o masculino. Ela ganha 400% menos que o Messi, por exemplo. A nossa Marta ganha em um ano o que um jogador mediano do Palmeiras ganha em três meses”, exemplifica.

Bom negócio

Na segunda parte do encontro, a jornalista e mestre em Comunicação e Marketing Daniela Pacheco, atualmente coordenadora da mesa de Esportes e Turismo do CRBE (Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior), falou sobre “Visão de Negócios e Marketing do Futebol Feminino”.

Para Daniela, o futebol feminino tem se tornado um grande símbolo da luta por respeito e reconhecimento da mulher em qualquer área do mercado de trabalho. “Também é o retrato do que é se trabalhar em equipe atrás de um sonho”, disse.

A palestrante Daniela Pacheco – Foto: Arquivo Pessoal

Sobre o batom usado com orgulho por Marta no jogo da seleção, disse que é uma prova do que sempre falou em suas palestras mundo afora: “as grandes marcas podem confiar e investir neste segmento, porque, sim, dá retorno. Afinal, virou ou não virou um dos assuntos mais comentados nos últimos dias?”, provoca.

É verdade que, oficialmente, o tal batom pode trazer dor-de-cabeça para a Fifa, que tem seis patrocinadores oficiais e o da marca de cosmético usada por Marta, em uma ação involuntária de marketing de intrusão, não está entre eles. Mas esta é outra história.

Daniela lembra que, na indústria do entretenimento mundial, o setor que movimenta mais dinheiro é o futebol. “Nao é a Disney! O que temos que pensar é que o clube é uma empresa e que tanto o time masculino como o feminino são excelentes produtos. E o que vai trazer êxito é trabalho duro, ter bons produtos, saber onde e quando investir, foco… por aí vai…”, comenta.

Ela destaca alguns números da Copa do Mundo de Futebol Feminino no tocante à publicidade: os patrocinadores passaram de apenas três para 16; mais de 135 países estão envolvidos; 130 emissoras de comunicação estão fazendo a cobertura – no Brasil, a Globo e a Band transmitem pela primeira vez os jogos para mais de 1 bilhão de pessoas.

“Há anos venho falando da necessidade de um maior espaço na mídia… E hoje está sendo aberto e estamos conseguindo mostrar de forma massiva que o Futebol Feminino, além de ser um espetáculo, é um bom negócio. É só saber acertar nas estratégias e ações de marketing e fazer gol, com ou sem batom”, conclui.

Por Silvia Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *