Educação Expansão São Paulo

Educação para toda a Nação

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Educação para toda a Nação

Grupo Mulheres do Brasil realiza a segunda edição do Programa Plugar, colocando a Educação em evidência   

O Grupo Mulheres do Brasil realiza a segunda edição do Programa Plugar, dia 15 de agosto, no auditório do Santander, em São Paulo, das 9h30 às 20h, trazendo os profissionais da educação para avançar com o compromisso de colaborar com o país, por meio da Educação. Intitulado Plugar – Educação para toda a Nação, a ideia é firmar um pacto com a sociedade civil pela defesa e valorização da educação básica pública e seus profissionais.

“Neste Plugar vamos falar com os profissionais de educação e aprender com eles como a sociedade pode colaborar para que a nossa educação seja valorizada”, explica Rosemary Hohlenwerger Schettini, psicóloga, doutora em linguística aplicada e estudos da linguagem e especialista na área de  formação de professores. Rosemary é também líder do Comitê de Educação do Grupo Mulheres do Brasil e vice-presidente do conselho estatutário do grupo. Ela explica que é preciso parar de dar receitas prontas com olhar de fora, nesse setor. “Em lugar de criticarmos os profissionais, queremos e precisamos escutar as vozes daqueles que estão no cotidiano escolar. Enquanto a sociedade civil não olhar a educação como algo que é sério, que os profissionais são competentes, que os alunos devem e querem ser respeitados, não conseguiremos enquanto sociedade colaborar com a mudança que queremos ver”, diz.

O lançamento do Programa Plugar ocorreu em junho e reuniu mais de 500 mulheres em um Fórum sobre Combate à Violência contra a Mulher – Foto Divulgação

O Programa Plugar foi idealizado pelo Comitê Expansão para unir ações e metas globais de três importantes causas defendidas pelo movimento, que também conta com seus respectivos comitês representativos: Combate à Violência Contra a Mulher, Educação e Igualdade Racial. “Entendemos que são três pilares fundamentais do Grupo, com os quais todos os núcleos devem estar comprometidos, envolvidos e unidos para fortalecer nossa voz e nossas ações, em cada uma dessas causas”, explica Lílian Leandro diretora de expansão e líder do Comitê Expansão, responsável pela estratégia de crescimento do Grupo Mulheres do Brasil, que hoje está presente em 50 diferentes localidades no Brasil e no exterior.

“Apuramos que 67% dos nossos Núcleos Regionais já estão com ações em desenvolvimento ou em planejamento na área de Educação para o segundo semestre. O Plugar visa aumentar essa consciência na prática. Queremos chegar a 100%”, ressalta Lílian.

Um grande Fórum durante o dia promoverá o diálogo e o intercâmbio de experiências entre as mulheres integrantes dos Núcleos – São Paulo capital e Regionais –, além de informações importantes da área, como dados estatísticos do setor. O objetivo é inspirar as participantes a definir três ações a serem aplicadas e implementadas, no período de um ano, em todos os núcleos do Grupo, com acompanhamento e divulgação periódica.

​Na segunda parte do Programa haverá o talk show “Educação para Toda a Nação”, mediado por Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, com os profissionais especialistas no tema: Luiz Antonio Tozi, ex-secretário executivo do MEC, Karin Baldini, mestre em gestão educacional e supervisora de ensino, Daniela Vasconcelos Marcondes, professora de ensino médio da rede estadual, Walkíria de Oliveira Rigolon, doutora em educação e professora de ensino fundamental da rede estadual paulista, Isabel Cristina de Pádua Barreto, professora da educação infantil da rede municipal de São Paulo.

Luiza Helena Trajano mediará o Talk Show ‘Educação para toda a Nação’ – Foto: Angela Rezé

A sociedade civil precisa ser protagonista e atuante nesse processo de transformação e a educação faz parte disso, diz Luiza Helena Trajano. “Precisamos parar de nos colocar no papel de vítima e arregaçar as mangas, parar de reclamar e fazer acontecer. Queremos compartilhar, contribuir com políticas públicas, com parcerias com escolas. Estamos unindo forças em prol de um único objetivo: melhorar o Brasil”, ressalta a executiva.

Segundo a líder do Expansão, para falar em mudança, é preciso haver essa conexão. “Transformação só é possível com educação, com equidade em todos os âmbitos e quando dermos um basta à violência contra a mulher. Por isso, estamos e queremos estar mais ‘plugadas’ do que nunca”, conclui Lílian Leandro.

Além do Fórum, uma plataforma multimídia – incluindo redes sociais (facebook e instagram), observatório, atualizações no blog de notícias –, será utilizada para o intercâmbio de informações e ficará disponível para quem quiser conhecer o trabalho que o Grupo desenvolve nas referidas áreas.

Para Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil e líder do Comitê de Sustentabilidade, eleger a Educação como uma das causas globais do grupo é estar, na prática, assumindo o protagonismo por um país melhor. “Estamos dando a nossa contribuição para que se cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em seu objetivo de desenvolvimento sustentável 4, estabelece e educação de qualidade, inclusiva, e equitativa, com oportunidades de aprendizagem para todos”, conclui a CEO.

 

 

 

 

 

 

2 respostas para “Educação para toda a Nação”

  1. BoM DIA! GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ME INSCREVER PARA PARTICIPAR DO EVENTO Programa Plugar, dia 15 de agosto, no auditório do Santander, em São Paulo, das 9h30 às 20h.
    Meu emil é:
    ana.claudia.rocha@hotmail.com
    11993590484
    Ana Cláudia Rocha – diretora pedagógica
    empresa MOVIMENTA – editora e projetos em educação em políticas públicas
    GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR! FICO NO AGUARDO DA RESPOSTA! GRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *