Grupo Mulheres do Brasil

Dos agentes de saúde à população, a convergência de uma missão: Vacina Já Amapá

Foto de Susana Veja todos os posts de Susana Dos agentes de saúde à população, a convergência de uma missão: Vacina Já Amapá

*Texto enviado por Fabiana Peroni, coordenadora do projeto Vacina Já Amapá

O Grupo Mulheres do Brasil, juntamente com parcerias estratégicas vem promovendo, desde maio de 2022, iniciativa de conscientização e mobilização para ações coletivas e efetivas, em prol da saúde pública, com desenvolvimento de ações que visam aumentar a cobertura da vacina contra a covid-19, no estado do Amapá.

A iniciativa conta com o apoio técnico da Fiocruz Bio-Manguinhos e parceria do COSEMS AP – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amapá e da SESA – Secretaria de Estado da Saúde do  Amapá, com financiamento da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), NPI EXPAND (New Partnerships Initiative) e a SITAWI Finanças do Bem.

O processo teve início com a certificação de 48 profissionais de saúde na “Capacitação de Monitores em Programas de Imunizações – Salas de Vacina”, ministrado pela Fiocruz. A multiplicação aconteceu em quase todos os municípios do estado, alcançando mais de 325 profissionais de saúde.

O destaque deste projeto foi a Caravana Vacina Já Amapá, desenvolvida com a participação dos parceiros locais, além dos conteúdos adaptados para o contexto regional, no qual uma equipe de profissionais percorreu os 16 municípios do estado, realizando treinamento para 815 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e com a distribuição de 544 oxímetros, 35 pen drives com conteúdo da campanha, 1.000 camisetas e 4 mil cartazes e folhetos. “Com certeza, este foi o maior diferencial do projeto, fomos até os municípios, compartilhamos conteúdos importantes sobre a doença, as formas de prevenção, a importância da vacinação completa, ouvimos e acolhemos. Os gestores locais e os ACS foram receptivos e tornaram-se multiplicadores dessa grande campanha”, ressalta Fabiana Peroni, coordenadora do projeto.

Capacitação de monitores

O depoimento da Suiane, ACS no município de Pedra Branca do Amapari, reforça alguns a importância da Caravana: “o treinamento tirou bastantes dúvidas, não só minhas como creio que da população, da comunidade em geral, e foi de extrema importância a comunicação em redes sociais para população. “

Com relação à vacina da covid-19, no momento que iniciamos o projeto, o estado registrava uma das mais baixas coberturas vacinais contra a doença – somente 18,30% da população vacinável estava com esquema vacinal completo, ou seja, a 2º dose ou dose única. Ao término da Caravana Vacina Já Amapá, em novembro de 2022, 57,52% foram imunizadas com a 2ª dose ou dose única.

Juliana Sandes, moradora do município de Pedra Branca do Amapari, reforça a importância da vacinação na prevenção de agravamentos e a importância de campanhas que contribua para o esclarecimento da população. “A vacina da covid tem uma grande importância porque ela é a única forma de reduzir as formas graves da doença. Além de prevenir, faz com que a nossa comunidade esteja mais protegida como um todo, não só individualmente”.

Apesar do aumento significativo na cobertura vacinal, ainda é necessário ampliar as campanhas de valorização, bem como a garantia de acesso amplo e igualitário à vacina contra a covid-19. E para alcançar nosso objetivo para aumentar a cobertura vacinal contra a doença, será entregue para o COSEMS AP, uma lancha voadeira, embarcação de médio porte, a motor, ampliando o acesso das equipes de saúde às comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas para garantir de forma segura e hábil a vacinação para esta população.

Lancha voadeira amplia o acesso das equipes de saúde a diversas comunidades

Este projeto foi possível pelo esforço coletivo e parcerias relevantes, das quais destacamos o COSEMS AP – Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Amapá, presente ativamente na articulação e na Caravana Vacina Já Amapá, que passou pelos 16 municípios do estado. A SESA – Secretaria de Estado da Saúde Amapá, na participação e apoio para realização do “Curso Atualização Sala e Vacina e Rede de Frios”. E a Fiocruz-Biomaguinhos, parceiro técnico relevante para realização do Curso Atualização Sala e Vacina e Rede de Frios e do Monitoramento da Formação dos Multiplicadores. A instituição também realiza no estado o projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”.

Elinete Ladislau, representante do COSEMS-AP e líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil no Amapá, destacou a importante aproximação com os agentes de saúde, que se mostraram muito aderentes e engajados, e como suas respostas aos ensinamentos mudou o olhar das coordenações locais para outros projetos de saúde da região.

“Por estarem no relacionamento direto com a população, estes profissionais precisam estar munidos do máximo de informações possíveis para responder às dúvidas e atender necessidades sobre as vacinas e combater as fake news relacionadas a elas. Eles são ferramentas estratégicas no planejamento dos projetos vacinais por terem a percepção sobre os indivíduos e suas causas de não vacinação no dia a dia, ajudando-os a coordenar e a dirimir estas causas”, pontua Elinete.

O Grupo Mulheres do Brasil, segue com o propósito de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), para que tenhamos um sistema público e eficiente de saúde que atenda às necessidades da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *