Expansão

Comitê Expansão – As expansivas contam muito!

Foto de Susana Veja todos os posts de Susana Comitê Expansão – As expansivas contam muito!

No momento em que o Grupo Mulheres do Brasil comemora a importante marca de 100 mil mulheres participantes, tornando-se o maior grupo político suprapartidário do país, o Comitê Expansão celebra 5 anos de intensa atuação, sendo um dos principais responsáveis por levar a marca do Grupo, liderado por Luiza Helena Trajano, para os quatro cantos do mundo.

O nome já dizia ao que vinha, quando, em 2016, nascia a ideia de um Comitê que desse suporte para que o grupo expandisse sua atuação para outras cidades além de São Paulo. Planejamento definido com metas ousadas e metodologia focada na expansão, começam os treinamentos de novas voluntárias e líderes.

Já em 2017, novos Núcleos Regionais são implantados pelo interior de SP e também em outros Estados. O ano de 2018 foi marcado pela internacionalização do Mulheres do Brasil, com a abertura do primeiro núcleo no exterior, em Portugal.

O período de integração, ao longo de 2019, ocorreu no momento em que era preciso estabelecer uma conexão maior entre as participantes do grupo, que começava crescer exponencialmente. Um ciclo que proporcionou às líderes e voluntárias troca de experiências, ao mesmo tempo em que o Comitê, a partir das vivências, aperfeiçoava sua metodologia e estratégia de expansão.
Liderança focada e unida em um mesmo propósito: em agosto de 2020, se concretiza a meta de abrir 50 novos Núcleos no Brasil, em plena pandemia.

“As dificuldades impostas pela crise sanitária revelaram um cenário complexo e desafiador de um modo geral. As demandas por ações para mitigar os impactos da pandemia eram urgentes. O Grupo Mulheres do Brasil partiu para a ação sem medir esforços. Um exemplo disso, e que passou a ser referência tanto no Brasil, quanto no exterior, foi o movimento Unidos Pela Vacina, que uniu empresas, ONGs, comunidades e a sociedade civil para que a vacina chegasse sem entraves a todos os pontos do país”, explica Lílian Leandro, Diretora Executiva de Expansão do Grupo Mulheres do Brasil.

E foi exatamente nesse contexto que o Grupo mais cresceu e ampliou sua rede. “Acredito que toda essa nossa articulação proporcionou uma ampliação de consciência sobre a força da mobilização da sociedade. Foi um entendimento pela prática da potência da união em torno de um mesmo propósito”, ressalta Lílian Leandro.

O resultado desse sonho, o qual milhares de mulheres vêm sonhando juntas há 5 anos, é a presença, atualmente, do Grupo Mulheres do Brasil, com seus Núcleos Regionais, em 112 cidades brasileiras e 39 no exterior, representando 22 países, cobrindo todos os continentes do mundo.
Ao longo deste 2021, o Comitê Expansão atuou junto às lideranças regionais no sentido de consolidar a implantação dos novos Núcleos e incentivar o crescimento global do Grupo, tanto no Brasil, como no exterior. A meta para 2022 é solidificar a conexão desta ampla rede de mulheres, para que todos os Núcleos e Comitês Centrais trabalhem de forma integrada.

Para Lilian Leandro, a presença do Grupo Mulheres do Brasil por todo o país e em cidades de todos os continentes do mundo, proporciona uma capilaridade importante que contribui para o aumento do número de participantes.

“Quando colocamos ‘essa sementinha’ em uma cidade, temos ali a chance de transformar e impactar o entorno e de mostrar, por meio de ações concretas, o poder de mobilização da sociedade civil, o poder do protagonismo da mulher e o poder do Grupo Mulheres do Brasil”, diz a Diretora de Expansão.

Uma comemoração em grande estilo marcou os 5 anos do Comitê Expansão, com o lançamento do livro “As Expansivas Contam”, no dia 9 de dezembro, idealizado e organizado por Lílian Leandro, com prefácio da líder Luiza Helena Trajano e apresentação da Diretora de Expansão, no qual 30 “expansivas” – nome carinhoso dado às integrantes do comitê – narram suas experiências nesta jornada cheia de desafios.

E por falar em desafios, as cores do ano de 2022 são o roxo, a lavanda e todas as tonalidades desta paleta que podem chegar até os tons mais escuros de violeta. Coincidentemente, ou, sincronicidade para quem enxerga um propósito além do que os olhos alcançam, a cor do Comitê Expansão é o roxo.

Certamente um prenúncio de que o céu é o limite para essas mulheres que, além de sonharem juntas, são protagonistas das mudanças que querem ver no mundo.

Mais uma meta para 2022? Rumo às 200 mil participantes!

4 respostas para “Comitê Expansão – As expansivas contam muito!”

  1. Excelentes conquistas até aqui e, certamente, muitas outras que virão. Parabéns às expansivas que, com foco e determinação, seguiram em busca do atingimento das metas tão desafiadoras. Conquistam-se espaços quando os resultados são percebidos. A combinação da competência presente no Comitê Expansão com os excelentes resultados dos projetos conduzidos pelo Grupo Mulheres do Brasil provoca o engajamento: que mulheres, cada vez mais, sejam as protagonistas da transformação que queremos para o nosso país.

  2. Patricia Xavier disse:

    Parabéns!! Precisamos avancar no NE e Norte do Brasil Adentrar nos municípios pólos e fortalecer cada vez mais, o maior movimento social feminino, suprapartidário, sem fins lucrativos, que, o nosso amado país já assistiu!! Rumo à 200 mil Mulheres. Parabéns! Sou feliz por participar desse momento histórico que está ainda, no seu nascedouro! Feliz 2022! Salve @LilianLeandro

  3. Ivanilda disse:

    Parabéns ao excelente trabalho e Gestão!
    Que o Grupo consiga chegar às pequenas cidades nesse próximo ano.

  4. Ivanilda disse:

    Parabéns ao excelente trabalho e Gestão!
    Que o Grupo consiga chegar às pequenas cidades nesse próximo ano.
    Parabéns Lilian Leandro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *