Educação São Paulo

Campanha pela valorização dos professores

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Campanha pela valorização dos professores

O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Educação, lança sua campanha de valorização dos professores. A Educação é uma das causas e metas globais do Grupo, que está engajado com todos os seus Núcleos para valorização da Educação Básica Pública.

Segundo Rosemary Hohlenwerger Schettini, uma das líderes do Comitê de Educação, comemora-se uma profissão tão importante, mas que, infelizmente, está muito desvalorizada. “Para não repetir os parabéns tão merecidos e já enviados pela sociedade, eu reservo este espaço e peço que toda a sociedade tenha um olhar mobilizado para ações de valorização da profissão”, diz Rosemary.

Ações prioritárias de valorização:

  1. Avançar nas discussões sobre a melhoria da gestão sistêmica das políticas educacionais, para induzir a corresponsabilização dos entes da federação com metas e procedimentos comuns e para gerar mais eficiência na aplicação dos recursos.
  2. Defender políticas públicas de valorização da participação de professores no mundo da Cultura, com incentivos mais consistentes para que tenham acesso e possam se inserir nas práticas sociais de circulação da cultura.
  3. Lutar por melhoria salarial e das condições de trabalho, especialmente nas redes públicas estaduais e nos municípios de médio e pequeno porte e, por fim, um movimento contínuo da nossa sociedade a favor da educação básica pública e da profissão.

“O dia do professor precisa ser valorizado todos os dias”, conclui a líder Rosemary.

Neste este vídeo, produzido pelo Comitê de Educação, assinado pela jornalista Taiga Gomes, o Grupo celebra e homenageia profissionais que foram e ainda são tão importantes para todos nós:

As atrizes Nicette Bruno e Beth Goulart, integrantes do Grupo Mulheres do Brasil, também homenageiam os professores:

A Campanha contempla ainda uma série de outros vídeos, de curta duração – veiculados nas redes sociais – em que professoras de vários lugares do país compartilham suas histórias e boas ideias aplicadas em sala de aula.

Ainda como parte da Campanha pela Valorização do Profissionais da Educação, o Grupo Mulheres do Brasil realiza especialmente hoje, no Dia do Professor, uma ‘live’ em seu Instagram (@grupomulheresdobrasil) com o tema “Educação! A importância da qualidade de ensino e a valorização dos professores”, com as convidadas: Eliane Leite Alcântara Malteze, diretora de Escola Técnica do CPS, mestranda em Educação pela PUC, e também uma das líderes do Comitê de Educação; Solânia Horti, professora da rede pública estadual de São Paulo e socióloga. O diálogo acontece às 20h e será mediado por Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

“Toda essa reflexão está nos mostrando como a gente pode colaborar com a Educação Básica Pública, e como é bom quando a sociedade vai assumindo seus papéis, isso já é um movimento de transformação”, afirmou Luiza Helena Trajano, no evento Plugar Educação, ocorrido em agosto último e que debateu o tema ‘Educação para toda Nação’.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *