Políticas Públicas São Paulo

Apac será adotada como política pública no país

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Apac será adotada como política pública no país

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) irá adotar a metodologia Apac (A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), como uma de suas políticas públicas para o sistema prisional. O anúncio foi feito pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Rezende e Santos, ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e várias autoridades que integram um Grupo de Trabalho de Prevenção a Crises, em reunião em Brasília, na última quinta-feira, 7 de fevereiro.

De acordo com o anúncio, serão direcionados fortes recursos para a construção de centros de reintegração social de Apacs. “Inicialmente, partindo dos Estados que já estão devidamente estruturados, sobretudo junto aos Poderes instituídos, e com a certeza de convênios de manutenção das unidades”, afirmou o juiz.

As Apacs são pessoas jurídicas de direito privado que administram os Centros de Reintegração Social (CRS) de recuperando. Trata-se de um modelo de humanização do sistema prisional, que objetiva a ressocialização, no qual os próprios presos são corresponsáveis por sua recuperação. No presídio, os presos recebem assistência médica, psicológica e orientação profissional, estudam e se profissionalizam, com o objetivo de evitar a ociosidade.  A metodologia Apac também estimula o envolvimento do recuperando com sua família.

A primeira Apac surgiu em 1972, em São José dos Campos. Atualmente há cerca de 50 unidades distribuídas pelo Brasil, entre unidades femininas e masculinas.

Para Fabiano Bordignon, diretor-geral do Depen, é necessário investir, fomentar políticas públicas e promover amplos debates voltados para aprimorar e ampliar o funcionamento das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) no Brasil.

*Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *