Cultura São Paulo

“Anjo Iluminado” – emoção de obras inspiradas no pequeno Nyltow Rafael

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza “Anjo Iluminado” – emoção de obras inspiradas no pequeno Nyltow Rafael

A sede do Grupo Mulheres do Brasil está recebendo, até 7 de junho, a mostra de arte “Anjo Iluminado”, uma exposição de obras individuais da artista plástica Rosângela Santos, que encontrou no seu filho Nyltow Rafael, gênio e artista mirim, que faleceu em 2016, aos 12 anos, a inspiração para começar a pintar. “Meu filho era artista plástico e músico, tocava violino, piano, flauta, acordeon, gaita de boca, teclado e órgão. Era também professor de arte, tinha uma turma de 60 alunos. Ele é meu anjinho iluminado”, conta Rosângela, orgulhosa de seu filho.

Rosângela Santos e seus quadros que estão em exposição – Foto: Divulgação

Rosângela Santos, é paranaense, mora há dois anos em São Paulo, casada e mãe de três filhos (dois faleceram). Artista autodidata, herdou do filho Nylton o dom para as Artes Plásticas. Seis meses após seu falecimento, em decorrência de três doenças raras (fibrose pulmonar, cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar grave), ela passou a se dedicar à pintura.

“Quando meu filho era vivo eu apenas lavava seus pincéis. Alguns meses depois que ele faleceu, eu decidi que iria fazer curso e aprender a pintar e usar o material que ele deixou. Ele amava comprar tinta pincel e telas. Eu pensei assim: se eu doar esse material para alguém, não será usado com o mesmo amor e carinho que eu vi no meu filho… os olhos dele brilhavam na frente de uma prateleira de tinta”, emociona-se a mãe artista.

O pequeno Nyltow pintando um de seus belos quadros – Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente, Rosângela é conselheira municipal da Cultura, eleita pelo Conselho de Secretaria de Jandira-SP, organizadora cultural e realiza exposições coletivas em centros empresariais de São Paulo. Recebeu este ano o convite da curadora Márcia Vinhas Fernandes, para participar do Circuito das Artes da Europa, nas cidades de Chaves, Lisboa e Madrid. “Também estou dando continuidade aos projetos sociais do meu filho e agora estou fundando um instituto que vai levar o seu nome, ‘Dr Nyltow’”, anuncia.

A artista relembra ainda mais uma das impressionantes conquistas do pequeno gênio e anjinho iluminado. “Meu filho era um grande sonhador, era ousado demais até nos seus sonhos, e conquistou um dos mais impossíveis:  expor suas obras no Louvre. Ele conquistou e realizou seu sonho”. A exposição no museu de Paris ocorreu em outubro de 2015, no Carroussel Du Louvre .

“Eu sempre falo que meu filho, com apenas 12 anos, realizou o que muitos, que vivem 50 anos, não conseguem realizar”, diz Rosângela Santos.

Para quem quiser apreciar as obras e inspirações de Rosângela, a mostra segue até 7 de junho, na Rua Tomás Carvalhal, 681, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

A emocionante história de Nyltow e Rosângela foi abordada em diversas emissoras de TV do Paraná, confira algumas delas:

https://www.facebook.com/rpcparana/videos/1005866876107442/?v=1005866876107442

 

Veja a reportagem do Portal G1 neste link.

Uma resposta para ““Anjo Iluminado” – emoção de obras inspiradas no pequeno Nyltow Rafael”

  1. Leandra Campos Batista Martins disse:

    Impressionante%20a%20for%C3%A7a%20e%20a%20coragem%20desta%20mulher!!!%20Inspiradora!%20%E2%9D%A4%EF%B8%8F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *