Ação: Comitê LBTQ+ Europa

Núcleo Dublin

Data da ação

De 29/01/2021 a 20/10/2021

O que

O projeto tem como principal objetivo criar um Comitê Europeu unificado para lidar com as questões/ causas da comunidade LBTQI+, as conectando com as mulheres em um espaço de trabalho mútuo, no qual possamos promover mudanças sociais e ações de integração, inclusão, aprendizado e transformação social. Queremos quebrar paradigmas e desmistificar estereótipos, reforçando a sororidade entre TODAS as mulheres independentemente de sua identidade de gênero. O Grupo Mulheres do Brasil é um grupo de diversidade e inclusão onde todas são bem-vindas, então, este projeto seria uma extensão do que o grupo já realiza no Brasil. Nosso objetivo é estender essas relações ao âmbito internacional, e por isso, gostaríamos de contar com o apoio de todes para ampliação desta comunicação e trabalho conjunto.

Por que

O número reduzido de mulheres da comunidade LBTQI+ e a ausência especialmente de mulheres trans no Grupo Mulheres do Brasil e nos meios de convivência de grande parte das voluntárias, nos faz questionar como mudar esta realidade. No Grupo Mulheres do Brasil cada mulher conta e esse preceito só será seguido quando houver representatividade de TODAS as mulheres, sejam elas, cis, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Pensando nisso, nós do Núcleo Dublin iniciou um projeto de engajamento com todos os Núcleos na Europa para criar e dar mais visibilidade para projetos voltados à comunidade LBTQI+, em especial com mulheres trans.

Para que

Criação de um Comitê unificado com foco na Europa para que possamos ter viabilidade de encontro devido ao fuso-horário e também proximidade de discussões, já que os países Europeus, em sua maioria, têm as leis alinhadas entre eles. Iniciaremos o projeto convidando uma ou duas representantes de cada país para representar os Núcleos daquela região. Com a equipe definida começaremos a trabalhar em treinamentos e palestras que tornem nossas voluntárias mais preparadas para acolher, incluir e trabalhar em conjunto com o publico LBTQI+. A proposta inicial é disponibilizar um espaço seguro para aprendizado e discussão. Já em um segundo momento, com as voluntárias prontas para apoiar essa comunidade, queremos atrair para nossos Núcleos, mulheres trans para atuarem em causas que as interessem. Queremos que elas façam parte da equipe que faz, e que compartilha suas trajetórias profissionais, seus conhecimentos e talentos sem necessariamente ter que falar sobre a questão de serem trans. Será um trabalho colaborativo onde o que importa é o que temos a oferecer como mulheres, voluntárias e profissionais. Queremos que este Comitê represente a força da mulher de mudar, acolher e fazer a diferença. E que possamos ter claro como as mulheres cisgênero podem colaborar juntas com as mulheres trans nos diversos grupos sociais para promover inclusão.

Para quem

Para todas as mulheres brasileiras, independente da identidade gêneros e que vivem na Europa. Núcleos Europeus e futuramente os presentes regionalmente.

Recursos necessários

Pessoas e apoio do Institucional para divulgação de material e também para limitar comentários preconceituosos que acontecem dentro do Workplace e que dificultam a participacao dessa comunidade ja que não se sentem incluídas ate hoje. Treinamento para voluntarias e posicionamento do Grupo sobre o assunto, isso ajudaria a fazer com que a comunidade LBTQ+ fosse bem representada e vista dentro do Grupo.

Desafios

Aderência de pessoas ao Comitê devido a falta de conhecimento no assunto.

Resultados alcançados

Hoje ja temos alguns comitês envolvidos (Frankfurt, Wolfsburg, Londres e Bélgica) tivemos nossa segunda reunião de planejamento e estamos fazendo planos para o proximo ano.

Fotos da ação replicável

Arquivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *