Inserção de Refugiados São Paulo

Abayomis – bonecas que simbolizam afeto e resistência

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Abayomis – bonecas que simbolizam afeto e resistência

A história conta que em navios negreiros no caminho entre a África e o Brasil, mães e pais rasgavam retalhos de suas roupas para fazer bonecas de pano para suas crianças: eram as abayomis – que na língua iorubá significa encontro precioso.

Com o intuito de levantar fundos para a capacitação de refugiados, o Comitê de Refugiados do Grupo Mulheres do Brasil realizou uma oficina de abayomis  em que as participantes tiveram a oportunidade de aprender na companhia de amigas, mães e filhas.

Foto: Divulgação

Usando retalhos e nenhuma costuras, feitas com apenas nós e tranças, tradicionalmente as abayomis só são entregues a quem se gosta muito, por conseguir traduzir o carinho e a dedicação de quem as fez. Na Casa, divididos em dois grupos pequenos, as oficinas receberam cerca de 20 pessoas: “Foi uma experiência única confeccionar as bonecas e saber a história de como elas foram criadas. Amei de paixão e pretendo até levar a oficina para outros lugares”, contou a voluntária Sandra Oliveira.

A oficina se provou, além de especial, agregadora. Foi um momento em que, além do aprendizado, as participantes puderam conversar e compartilhar histórias: “Estávamos num grupo de idades variadas, com participantes dos 7 aos 82 anos. A professora foi excelente, fui com as minhas netas de 7 e 9 anos e uma amiguinha e passamos muitos bons momentos”, contou Lilah Corradi. “O momento ainda propiciou que eu conversasse com as pequenas sobre temas como a escravidão e as condições como viviam os escravos”.

Foto: Divulgação

“É muito fácil fazer abayomis. É só pegar uns panos e vários nós e eu ainda aprendi sobre a história das mulheres que as faziam”, explicou Fernanda Corradi, filha de Mariana Corradi.

A oficina fez tanto sucesso que o Comitê planeja uma próxima turma, desta vez num sábado para que mães e crianças tenham a oportunidade de um momento afetivo de aprendizado.

Uma resposta para “Abayomis – bonecas que simbolizam afeto e resistência”

  1. Verônica disse:

    Que lindo!!!🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *