Empreendedorismo

A Casa que abraça o Brasil

Foto de Susana Veja todos os posts de Susana A Casa que abraça o Brasil

Por: Ana Karine Pimenta, voluntária do Comitê Empreendedorismo Central

É uma casa cheia de graça. Que tem teto. Não falta nada. Todas podem entrar nela sim, porque simplicidade, elegância e acolhimento se têm ali. Todas podem fazer parte da rede, porque na casa não tem paredes. Ela foi feita com muito esmero para servir e impactar a sociedade, localizada no bairro do Paraíso em São Paulo.

A Casa que abraça, acolhe, aconchega, e encanta com sua simplicidade e elegância, sede do Grupo Mulheres do Brasil fundado por Luiza Helena Trajano e mais 40 mulheres que se uniram, teve sua estrutura (antiga sede administrativa da Dudalina) cedida ao Grupo por Sônia Hess, após 4 anos de atuação do Grupo sem sede física estabelecida.

A partir desse momento, da maneira “caórdica” e genuína de fazer e de ser de Luiza Helena Trajano, sem muito planejamento ou mesmo recursos financeiros suficientes, conjuntamente com a 1ª CEO do Grupo, Marina Martins Monterosso, a qual, inclusive,  com carinho por meio de uma mentoria compartilhou conosco a história dessa reestruturação, a casa passou a ser reformada, de forma sustentável, reutilizando tudo que fosse possível para abraçar o Brasil com “o protagonismo que transforma” e, principalmente, representar todas as mulheres na  sua multiculturalidade característica.

Foi nesse sentimento de fazer pertencer que cada mulher que é recebida nesta Casa que abraça o Brasil, é convidada a fazer um tour guiado por uma membra que apresenta e conta a história do Grupo e da casa, pois para nós – CADA MULHER CONTA!

O tour é iniciado ao pé da escada que dá acesso ao segundo andar do sobrado, na parede à esquerda de quem sobe, uma corrente histórica com fotos de eventos que marcaram o compromisso do Grupo com o Brasil.

Não necessariamente nessa ordem, adentra-se para o Auditório, salão principal, local em que acontecem os eventos e reuniões coletivas. O espaço foi pensado para aconchegar cada mulher que ali entrasse. Por assim ser idealizado por Sônia Hess, possui à direita da sua porta de entrada uma colmeia para as mulheres guardarem suas bolsas e ficarem mais confortáveis. Ainda, com o mesmo objetivo, seguindo-se à direita dessa Colmeia ao lado das toaletes possui um espaço idealizado por Luiza Helena Trajano, uma espécie de Camarim, para acolher as mulheres que após um longo dia de luta pudessem tomar banho, secar o cabelo e descansar antes de se reunirem a favor do Brasil.

Na parede central do referido auditório, um quadro composto por azulejos desenhados por cada uma das mulheres que naquela época participaram da reforma da casa, representando o desejo de cada uma pelo futuro de um Brasil melhor.

Seguindo-se ao final do Auditório à esquerda, está a cozinha, decorada à referência mineira, transmitindo um sentimento de almoço em família, de pertencimento ao clã.

Saindo do Auditório, de volta aos pés da escada, encontramos os seus degraus amarelos, que a escada da alegria característica brasileira, dispõe para chegar ao andar de cima do sobrado.

Ao chegar no andar de cima, avista-se cada sala que compõe o andar. À esquerda, uma sala de estar aberta compartilhada com ambiente principal, a qual é contemplada por uma biblioteca composta por livros sobre os temas relacionados às causas protagonizadas pelo Grupo.

Ainda, na decoração do ambiente central é possível se encantar com os trabalhos em renda nos objetos decorativos, em referência às rendeiras do Nordeste, e às salas de vidro, cada uma representando uma das regiões do Brasil, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, bem como o espaço administrativo chamado de “caórdico”. Todas as salas tiveram preservados os móveis utilizáveis da estrutura anterior e foram decoradas com artefatos e artesanatos regionais à brasileira.

Adentrando-se ao espaço administrativo “caórdico” pensado em um ambiente de trabalho coletivo, o local é aberto, sem divisões, contendo mesas para todas trabalharem juntas num estilo startup. O espaço também compõe a sala de reunião que representa a região Norte e a Sala Inspiração. O teto amadeirado no ambiente chama atenção pela sua autenticidade naturalmente estrutural, o qual curiosamente foi descoberto quando da necessidade de reformar a estrutura anterior, de gesso que o ofuscava.

A Sala Inspiração foi mantida intacta, com os pertences e objetos de Sônia Hess quando utilizada por sua presidência na Camisaria Dudalina. O ambiente inspira por retratos de Dona Lina, Seu Duda e seus 16 filhos. “Não é demais destacar que Dona Lina, uma mulher que criou 16 filhos, fez de Dudalina um Império”, como sempre nos lembra Alexandra Segantin, atual CEO do Grupo.

Por fim, de volta ao ambiente principal, à esquerda da biblioteca, encontra-se a varanda que chama a atenção pelo piso que o chão é revestido de azulejos desenhados de rosas vermelhas e cravos azuis, lembrando a importância e necessidade da equidade de gênero, e o necessário equilíbrio da energia feminina com a masculina, afinal, “o Grupo não tem nada contra os homens, mas tem tudo a favor das mulheres”, como sempre nos inspira dizendo Luiza Helena Trajano.

As visitas monitoradas na casa fazem parte do Quartas Empreendedoras, encontro promovido pelo Comitê de Empreendedorismo Central, no qual fomentamos o desenvolvimento de Empreendedoras por meio do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *