TODASnews: Edição #001
Janeiro a junho de 2025
Quem diria, né, Luiza Helena? Mesmo com seu olhar de águia e aquela intuição quase de vidente, há 12 anos nenhuma de nós poderia prever que construiríamos uma rede internacional de mulheres tão incríveis: generosas, protagonistas e unidas – hoje espalhadas por 21 países e representadas por mais de 135 mil vozes.
A história foi sendo escrita no seu jeito único – “caórdico” (caos + ordem, só ela mesma!). Sem roteiro fixo, mas com espaço para cada uma, até a mais tímida, ousar, duvidar, questionar e, principalmente, acreditar no seu poder de transformação. Porque ser Mulher do Brasil é chegar em qualquer canto do mundo e encontrar uma “colega” que parece amiga de infância. As barreiras desaparecem, porque o que nos une é maior.
E tudo isso reflete o espírito contagiante dessa mulher grandiosa sem arrogância, visionária sem pretensão, que nos ensina a enxergar longe e agir com simplicidade. Luiza, obrigada por nos mostrar que, juntas, podemos ser a mudança que sonhamos e construir um mundo mais justo e acolhedor.
Esta primeira edição do nosso newsletter internacional é a prova viva dessa força coletiva que nos orgulha tanto. E, no final das contas, valeu cada passo, cada dúvida, cada risada e cada “caos” transformado em conquista. Porque, como você bem sabe, juntas somos imbatíveis!
Acolhimento sempre em alta
O Grupo Mulheres do Brasil iniciou 2025 com ações em seis núcleos para promover saúde emocional, informação e integração de brasileiras no exterior, reunindo dezenas de participantes em atividades de escuta, lazer, aprendizado e conexão genuína.
Cairo: Uma roda de conversa com mulheres migrantes, organizada pela Causa Saúde Emocional em celebração do Dia da Mulher, promoveu acolhimento, troca de experiências e apoio mútuo. [Conferir reel]
Participantes da roda de conversa promovida pelo Núcleo Cairo.
Milão: A Sambaterapia combinou dança, música e respiração para aliviar tensões e reforçar o autocuidado de mulheres migrantes.
Washington, D.C.: A palestra “A Mulher e seus Ciclos” sobre os ciclos da vida feminina incentivou autoconhecimento, relações saudáveis incluindo também uma atividade artística. [Conferir carrossel]
Participantes da palestra “A Mulher e seus Ciclos”.
Madri: A 2ª edição da campanha “Maio Furta-Cor”, do Comitê Maternar, conscientizou sobre saúde mental materna e fortaleceu redes de apoio entre mães brasileiras. [Reel 01] [Reel 02]
Berlim: A participação na Corrida de Mulheres de Berlim celebrou a superação, o apoio mútuo e o direito ao autocuidado. Mais do que correr, foi sobre resiliência e a certeza de que estamos juntas para enfrentar a caminhada da vida. [Site da corrida]
Participantes da Corrida de Mulheres de Berlim.
Bélgica: Celebração de 6 anos do núcleo com atividade para líderes dos comitês, fortalecendo vínculos, integração e colaboração. “Encerramos (o encontro) com nosso maior patrimônio: a união. Mesmo com algumas líderes ausentes, todas fizeram parte dessa história. Seguimos juntas, com força, acolhimento e propósito, rumo a muitos outros anos”. [Conferir reel]
Confraternização de 6 anos do Núcleo Bélgica.
O conhecimento aproxima, liberta e inspira
Existe algo mágico quando mulheres se reúnem para trocar experiências, aprender juntas e abrir portas umas para as outras. No primeiro semestre de 2025, o Grupo Mulheres do Brasil mostrou, mais uma vez, que a informação pode ser um abraço acolhedor e uma ponte para novos caminhos. Em diferentes cidades do mundo, seis iniciativas lembraram a todas nós que nenhuma mulher precisa caminhar sozinha.
Lisboa: O projeto “Lisboa em Movimento: Oficinas que Transformam!” promoveu seis encontros sobre finanças, vendas, legalidade, comportamento do consumidor, branding e IA, fortalecendo e conectando mulheres de diferentes países de língua portuguesa.
Bélgica: A 4ª Conferência “Mulheres do Brasil” reuniu feira de empreendedoras, rodas de conversa, música, cinema e debates sobre saúde e migração, destacando conexões como força coletiva de transformação, marcada pelo tema “Conexões 360º”. [Conferir reel]
Milão: O Seminário “Desafios e Oportunidades de ser Brasileira na Itália” trouxe reflexões sobre resiliência, maternidade no exterior e empreendedorismo, que emocionaram e empoderaram mulheres com trocas de experiências e profundo sentimento de pertencimento.
Participantes de “Desafios e Oportunidades de ser Brasileira na Itália”, do Núcleo Milão.
Nova York: Masterclass gratuita de Sandra Arcanjo ensinou como validar diplomas e estratégias para a carreira nos EUA, com direito a e-book gratuito e gravação disponível no YouTube.
Encerramento do ciclo de treinamentos da “Arráncate”.
Londres: o “Projeto Escuta” oferece acolhimento remoto a mulheres brasileiras em situação de violência, oferecendo orientação psicológica, rodas de conversa e acesso a materiais de apoio.
“Projeto Escuta”: Treinamento de voluntárias disponíveis para atendimento.
Expansão: Novas portas se abrem para acolher e transformar vidas mundo afora
No primeiro semestre de 2025, nossa rede global de apoio e transformação deu mais três passos importantes na sua expansão internacional, mobilizando mais mulheres em torno da causa e abrindo novos caminhos para atuação coletiva.
Estocolmo: O evento “Portas Abertas – A Perspectiva de Mulheres que Precisaram se Reinventar para se Integrar na Sociedade Sueca” reuniu relatos inspiradores de mulheres sobre coragem, superação e pertencimento, criando um espaço de conexões e fortalecimento coletivo.
Participantes de “Portas Abertas – A Perspectiva de Mulheres que Precisaram se Reinventar para se Integrar na Sociedade Sueca”.
Paris: Marselha sediou o primeiro Portas Abertas fora da capital francesa, com apoio do Consulado Geral do Brasil e da Associação Herança Brasileira. O Núcleo Paris apresentou seus projetos nas áreas de saúde, educação e integração social a 28 brasileiras locais, incluindo autoridades consulares. O evento marcou o início de novas parcerias e fortaleceu a rede de acolhimento no sul da França.
Houston: Em 12 de junho de 2025, o núcleo foi oficialmente formado após uma trajetória iniciada em maio de 2022, pausada pela pandemia e retomada no “Trilha Mulheres de Sucesso 2024″. Com o tema “Existência e Resistência”, líderes e voluntárias chegaram com força para apoiar mulheres imigrantes, oferecendo acolhimento, troca de experiências e ações sociais.
Viver longe, pertencer perto
Mudar de país é muito mais do que atravessar fronteiras, é reconstruir a própria história, criar novas raízes e redescobrir quem somos em um novo cenário. Mas nenhuma mulher precisa fazer isso sozinha. Em nossos núcleos, brasileiras encontram informação, cultura, apoio emocional e, acima de tudo, um espaço seguro para pertencer.
Aprender para se conectar
Cairo: Foram concluídas duas turmas de Árabe do Curso “Falaí Arabic Classes”, em parceria com a Escola de Idiomas Brazilian Language Center, sendo a Turma 1 de Árabe para Iniciantes e a Turma 2 de árabe Intermediário. A iniciativa beneficiou um total de 12 mulheres.
Milão: O núcleo realizou, com a professora Francesca Toffanin, o “Chiacchierata in italiano”, com 4 encontros online e 1 presencial, para brasileiras no norte da Itália praticarem o idioma e socializarem. O encontro presencial contou com um passeio cultural seguido por um almoço com a participação de 15 mulheres.
Celebrar para pertencer
Bélgica: Uma Festa Junina foi realizada para celebrar a cultura brasileira com danças, forró, bingo, música ao vivo e comidas típicas. Em parceria com a Associação Raiz Mirim, o evento reuniu participantes de diferentes nacionalidades, promovendo integração, alegria e solidariedade. [Conferir reel]
O público se divertiu muito durante a Festa Junina organizada pelo Núcleo Bélgica!
Explorar para se reconhecer
Berlim: O “Turistando com Elas” começou quando a voluntária Erci viu uma oferta do transporte coletivo alemão como uma oportunidade de promover passeios culturais com mulheres brasileiras, explorando cidades, museus e paisagens na Alemanha. Esta iniciativa fortalece vínculos, celebra a cultura e o pertencimento, e pode ser replicada em outras localidades. [Conferir reel]
Criar para se redescobrir
Nova York: A série “Transformar-Te” foi retomada, com oficinas que promovem expressão artística e autoconhecimento, como desenhar retratos, escrita criativa, colagem, dança, música e tours por galerias. [Conferir reel]
Parcerias que geram resultados positivos
Sempre que possível, estabelecemos parcerias com instituições públicas e privadas que compartilham dos mesmos valores e objetivos que norteiam a nossa atuação. Essas foram algumas ações que trouxeram resultados significativos para as comunidades em que atuamos:
Inclusão: O núcleo Washington, D.C., em parceria com a ABRACE, realizou uma roda de conversa sobre “Práticas inclusivas e antirracistas”, destacando valores como diversidade, equidade, igualdade e pertencimento. Conduzida por Simone Luciano e Ana Lúcia Lico, a conversa abordou as heranças que compõem a identidade brasileira.
[Conferir reel]
Sustentabilidade: O núcleo Washington, D.C. promoveu um workshop sobre sustentabilidade no Wheaton Regional Park, com foco em reciclagem, qualidade do ar e preservação da Baía de Chesapeake. Com apoio do Montgomery County DEP, foram distribuídos kits reutilizáveis aos participantes. [Conferir reel]
Semana Intercultural de Portimão
Algarve: O núcleo foi convidado pelo CLAIM (Centro Local de Apoio ao Imigrante) para participar da Semana Intercultural de Portimão com a ação “Cultura de Sabores”. Durante o ateliê realizado com o Centro de Convívio Sénior, foram preparados pratos típicos do Brasil e de Portugal, como vatapá, sagu, pavê, pão de queijo, migas, gaspacho, torta de laranja e estrelas de figo. [Conferir reel]
Núcleo Algarve preparando quitutes na Semana Intercultural de Portimão.
Que prazer é ver as voluntárias dos nossos núcleos trabalhando juntas para criar conteúdo e levar oportunidades para as mulheres brasileiras mundo afora! Nesse semestre, tivemos duas atividades que reforçam uma certeza: juntas somos ainda mais fortes!
Tratamente 2.0 – Uma Jornada de Felicidade e Reconexão
Organizado pelo Núcleo Londres, o curso online Tratamente 2.0 reuniu mulheres brasileiras de vários núcleos internacionais em uma jornada de bem-estar e autoconhecimento baseada na Ciência da Felicidade. Com módulos flexíveis, rodas de conversa e apoio via WhatsApp, a iniciativa promoveu autoestima, escuta e conexão entre participantes dos núcleos de Bélgica, Florença, Londres, Milão e Paris, fortalecendo vínculos e incentivando a prática coletiva da felicidade.
Ampliando o alcance do conteúdo da Cartilha da Mulher
Para aumentar o alcance do conteúdo da Cartilha da Mulher, os núcleos Nova York, Atlanta, Boston, Central Florida, Sul da Flórida e Washington, D.C. produziram, no mês de junho, uma minissérie de vídeos curtos e poderosos. Os vídeos informam sobre como identificar os diferentes tipos de violência, romper o ciclo, conhecer seus direitos e o sistema disponível para apoio da vítima nos Estados Unidos. [Conferir reel]
A arte brasileira no mundo
O “ContAí Trajetórias Internacionais”, criado em 2023 pelos núcleos de Bélgica, Düsseldorf, Londres, Paris e Nova York para valorizar brasileiras que atuam nas artes e na cultura no exterior, ganhou ainda mais força neste semestre. Agora, conta também com a participação dos núcleos de
Berlim, Boston, Central Florida, Sul da Flórida e Washington D.C., ampliando o alcance e a visibilidade dessas artistas.
Lançamento do livro “Profundolhar” – Lina Maria Pietras
O Núcleo Berlim, em parceria com a BBWB, promoveu um encontro especial para o lançamento do livro Profundolhar, da escritora Lina Maria Pietras. A noite foi marcada por trocas profundas e reflexões sobre a escrita como ato de coragem, com textos que abordam vivências femininas e pertencimento. Lina esteve presente em diversas cidades do Brasil e, através do Núcleo Florença, também na embaixada do Brasil em Roma. No segundo semestre de 2025, outros núcleos receberão a autora, fortalecendo ainda mais essa rede de diálogo e afeto através da literatura.
Lançamento de “Profundolhar” em Berlim.
Nosso hino diz que, quando a gente se junta, não tem pra ninguém e é verdade! Algumas ações coletivas têm impactado mulheres no mundo todo. Outras começaram num núcleo e foram se expandindo até atingir núcleos em todos os lugares do mundo.
O Projeto Trilha Mulheres de Sucesso é um desses, começou no Núcleo Recife e hoje é realizado por Núcleos do Brasil, África, Europa e Estados Unidos. Nos meses de janeiro e fevereiro foi realizada a 4ª edição americana, com 1000 mulheres inscritas, uma média de 250 alunas por aula e 54 vídeos enviados para o pitch de vendas.
Reconhecimento externo
O reconhecimento externo do Grupo Mulheres do Brasil se manifesta de várias formas, especialmente por meio de homenagens a mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, levando conosco a força e o propósito do nosso grupo.
Em 10 de junho, o Núcleo Florença foi recebido pelo Embaixador Dr. Renato Mosca. Na ocasião, a Dra. Janete Vaz foi homenageada com uma placa de honra ao mérito, representando todas as mulheres brasileiras na Itália.
Janete Vaz segura a sua placa de honra ao mérito junto ao Núcleo Florença.
Duas mulheres do Núcleo Londres foram reconhecidas pela realeza britânica! Daniela Barone Soares, cofundadora do Núcleo, recebeu a OBE (Ordem do Império Britânico) por seu trabalho com impacto social e ambiental. A soprano Gabriella Di Laccio foi condecorada com a MBE (Membro do Império Britânico) por sua atuação transformadora na música clássica com a Donne Foundation, que entrou para o Guinness. Ambas têm participação marcante na trajetória do grupo, levando ainda mais brilho e representatividade à nossa comunidade.
Luiza Helena Trajano, Gabriella Di Laccio na imagem à esquerda. Daniela Barone na imagem à direita.
Já na Coreia do Sul, o Núcleo Tōkai pôde ver de perto a Luiza Helena Trajano receber o Prêmio Park MahnHoon, sendo reconhecida mundialmente pela campanha Unidos pela Vacina, em um momento emocionante.
Luiza Helena Trajano sendo prestigiada por várias Mulheres do Brasil durante a premiação.
A força do nosso trabalho
Este depoimento mostra o que o Grupo Mulheres do Brasil faz por mulheres vulneráveis em várias partes do mundo:
“Escrevo para expressar minha profunda gratidão pelo apoio inestimável que recebi do Núcleo
Düsseldorf. Meu nome é Paula de Carvalho Maia, 43 anos, moro na cidade de Ibaiti no interior do Paraná. Em um momento desafiador, quando precisei provar à juíza para obter autorização para que minha filha Helena e eu estaríamos seguras em nosso novo lar, o suporte através da vida da Iramaia foi fundamental. Me ofereceu não apenas conhecimento, mas também força e encorajamento. Graças a isso, consegui demonstrar que estamos amparadas pelas leis que protegem mulheres e crianças. Estou prestes a iniciar esta nova jornada na Alemanha, e levo comigo a certeza de que temos uma comunidade forte e acolhedora. Obrigada por estarem ao meu lado.”
Paula e sua filha Helena.
Encerramos esta primeira edição da TODASnews com o coração cheio de gratidão e esperança. Cada iniciativa, cada história e cada conquista aqui compartilhada mostra o poder transformador que temos quando nos unimos. Que esta newsletter inspire ainda mais conexões, ações e sonhos coletivos. Seguiremos juntas, fortalecendo nossa rede e escrevendo novas páginas dessa trajetória! Até a próxima edição!
Voluntárias responsáveis por esta edição:
Annette Reeves, Carla Bottino (Milão), Daniela Faissal (Londres), Elaine Dias (Barcelona), Eliane Garcez (Nova York), Ellen “Elly” Maria, Miriam Ferreira, Rosângela Camarano (Londres).
Parabéns por tantos trabalhos importantes realizados! É uma alegria ver mulheres brasileiras que fazem acontecer em diversas partes do mundo!
Sucesso a todas.
E isto e so a primeira!!! Excelente
Dar visibilidade a tantas ações desenvolvidas pelos Núcleos internacionais, num trabalho colaborativo, feito com muito entusiasmo é muito especial e inspirador para avançarmos cada vez mais na comunicação do Grupo Mulheres do Brasil. Parabéns
Foi muito lindo de ver e de fazer parte do nascimento coletivo desta iniciativa! Vida longa à nossa TODASnews!
Primeiramente parabéns à todas, seja lá onde estiverem.
Dá orgulho de ser brasileira vendo quanta dedicação e amor todas colocam em seu projeto, em seus propósitos e trabalho.
Parabéns! 👏
Bom dia, temos uma clínica de Estética aqui na Faculdade, se puder divulgar para as mulheres, temos preços acessiveis por ser clínica escola! Falar que foi indicação da Profa. Nilva Oliveira para terem um valor mais atrativo.
Oi, Nilva! Por enquanto estamos divulgando novidades apenas ações de núcleos internacionais que escolheram participar durante o período de coleta de notícias da TODASnews. Talvez você possa compartilhar sobre a clínica de estética no futuro, se ela estiver envolvida em alguma atividade do seu núcleo e se conseguirmos tornar a TODASnews um projeto global 😉.
Parabéns ao grupo!
Amei ler todos os projetos maravilhosos. O TODASnews já uma inspiração à todas nós !
Parabéns pela primeira Newsletter!!! Ficou linda e é uma ótima forma de ficarmos sabendo tudo que está acontecendo no Grupo pelo mundo!
Eu amei o texto! Descreveu com alma o que a gente sente bem no coração! O grupo é imenso, mas não só porque é numeroso…e sim porque é feito de grandes mulheres, mulheres que se abriram para algo maior…e olha o impacto que isso tem no mundo?! Me orgulho de pertencer à esse GMDB!!!
Que orgulho de todas nós !!
Num fim de uma tarde fria e chuvosa, de novembro de 2017, nascia o núcleo Portugal. A energia daquele ambiente foi simplesmente uma injeção na veia de Brasil. Começamos sem saber muito bem a direção, com um sonho e encontros semanais que foram desenhando nossa primeira ação e assim nascia nosso primeiro projeto: o descobertas. Em poucos meses nascia o comitê social. Assim seguimos entendo o que podia ser feito internacionalmente com a base do Brasil.
Que orgulho!!! Olhar para trás e ver tudo o que conquistamos, nos alimenta diariamente criando em nós mesmas um legado verde e amarelo, que é a nossa base de resistência e resiliência !
Parabéns amadas!! Ficou lindo ! 💚💛
Uma edição recheada de brasilidades! Parabéns a todas as mulheres que se dedicaram para realizar esses eventos e aproximar a nossa comunidade, mesmo à distância. Estou no Sul da Flórida e ainda não tive a chance de participar dos encontros locais, mas, pelo grupo incrível que encontrei na capoeira, sei que essa máxima é verdadeira: em breve estarei ainda mais integrada.
“Ser Mulher do Brasil é chegar a qualquer canto do mundo e encontrar uma ‘colega’ que logo parece amiga de infância. As barreiras desaparecem, porque o que nos une é muito maior.”
Parabéns! Tenho muito orgulho de fazer parte do Grupo Mulheres do Brasil. Fui da primeira turma do Rio de Janeiro e quando morei em Paris tive um acolhimento enorme. Tenho muitas amigas/irmãs por lá que sempre farão parte de minha vida. Grande abraço, força !!!!