TODASnews: Edição #002
Férias de verão de 2025
Chegou a TODASnews: Edição #002! As férias de 2025 foram marcadas por impacto social em nossa rede internacional. Priorizamos iniciativas que reforçam nossa missão: manter a identidade cultural brasileira viva, promover o desenvolvimento profissional de nossas mulheres e garantir o pleno exercício da cidadania.
Esta edição também destaca o engajamento contínuo no combate à violência e a celebração de avanços na participação feminina em espaços de poder. Um dos pontos altos foi a visita de Luiza Helena Trajano à Europa, um marco de aprendizado e conexão para nossa comunidade. Continue a leitura e confira a relevância e a força de nossa atuação global.

Aqui você conhece ações, projetos ou eventos realizados por um dos nossos núcleos.
Identidade cultural
Falar em identidade cultural no contexto da imigração é compreender como expressamos a nossa cultura nos países onde vivemos, mantendo tradições e valores que reforçam nosso sentimento de comunidade e de pertencimento. Vamos ver como os núcleos do Grupo Mulheres do Brasil fazem isso!
Pelo segundo ano, o Núcleo Düsseldorf se uniu ao “Colors for Peace”, projeto da artista Lúcia Hinz com apoio do Consulado do Brasil em Frankfurt. Foram dois dias de arte e união — um grito colorido por paz, justiça e esperança, pintado com as próprias mãos e com o coração. [Conferir post]

Integrantes do Núcleo Düsseldorf posando em frente às bandeiras recém pintadas do “Colors for Peace”.
O Núcleo Barcelona participou do projeto “Viagem ao Brasil”, promovido pelo Centro de Dia Barcelona (espaço que acolhe pessoas da terceira idade no período diurno), em uma semana inteiramente dedicada à cultura brasileira. As voluntárias ensinaram os idosos a fazerem máscaras de carnaval e brigadeiros, em um momento repleto de cores, música, alegria e conexão. [Conferir Reel]

Idosos, acompanhados de voluntárias do Núcleo Barcelona, mostram orgulhosamente seus certificados de participação na criação de diversos itens brasileiros.
Que a fogueira aqueça o coração
Por falar em identidade cultural, nós gostamos tanto de festa junina que ela acabou aparecendo em várias atividades, seja em eventos de portas abertas ou em momentos de confraternização. Será essa uma das festas mais queridas pelos brasileiros ao redor do mundo?
Um dos exemplos foi o do Núcleo Washington, D.C., que celebrou nossa cultura com uma linda festa junina, repleta de comidas típicas e danças, fortalecendo o espírito de pertencimento e as conexões entre todas nós.

Mulheres do Núcleo Washington, D.C. posam alegremente em uma barraca tradicional de festa junina.
Por sua vez, o Núcleo Porto celebrou a união feminina com um Portas Abertas e um piquenique junino, realizado no Parque do Carriçal. Entre comidas típicas, risadas e histórias, o encontro apresentou o Grupo Mulheres do Brasil, estreitando laços entre as mulheres imigrantes em um clima de acolhimento e alegria.

O encontro organizado pelo Núcleo Porto reuniu mais de 20 mulheres bem animadas.
Em julho de 2025, o Núcleo Irlanda levou o calor do Brasil a Dublin com uma animada Festa Junina. Entre comidas típicas, música e dança, o evento celebrou as tradições brasileiras reforçando os vínculos de união, acolhimento e alegria da nossa comunidade em solo irlandês.
Verão de cola
Faz parte da nossa essência: unir, cuidar, celebrar. No hemisfério norte, o mês de agosto marca o auge do verão, e alguns núcleos aproveitaram o clima propício às festas para celebrar o fim do ano letivo, o encerramento de projetos e a força de um grupo que se apoia.
O Núcleo Sul da Flórida reuniu 29 voluntárias, apoiadoras e novas integrantes em um Happy Hour especial. O encontro celebrou a rede do Grupo Mulheres do Brasil, promovendo a integração, acolhimento e conexão, e renovando a certeza de estarem juntas e unidas. [Conferir post]

Voluntárias do Núcleo Sul da Flórida, em trajes elegantes, reunidas para um momento de acolhimento e conexão.
O Núcleo Londres iniciou o verão com encontros sobre empoderamento e sororidade. No “Elas Fazem, Elas Vendem”, 25 empreendedoras compartilharam experiências; o “Summer Party” trouxe música e diversão, e o Projeto “Vitória Régia” encerrou mais um ciclo renovando a confiança de empreendedoras depois de uma consultoria especial.

Mulheres do Núcleo Londres no “Elas Fazem, Elas Vendem”.
Exercer a cidadania, mesmo fora do Brasil
Em 12 de julho de 2025, o Núcleo Düsseldorf realizou, em parceria com o Conselho de Cidadãos Brasileiros de Colônia, um mutirão gratuito de regularização de CPF e título de eleitor. Voluntárias orientaram a comunidade, promovendo acolhimento, informação e reforçando esta rede de apoio. [Conferir post]
Em março, o Comitê de Direitos e Benefícios do Imigrante do Núcleo Nova York lançou uma campanha contínua para informar a comunidade brasileira sobre as mudanças na política imigratória dos EUA, oferecendo orientações sobre documentação, procurações, apoio a pessoas detidas e serviços consulares.
Saúde e bem estar
O Grupo Mulheres do Brasil visa promover saúde e bem-estar entre as brasileiras que vivem no exterior.
Em julho de 2025, o Comitê de Saúde do Núcleo Algarve realizou a “Série para Mulheres com Foco em Saúde”, de forma online, abordando temas como estresse, autocuidado e consciência da saúde feminina. As facilitadoras Ágata Castro e Elaine Cerqueira compartilharam informações e orientações práticas em encontros de muito aprendizado e troca. [Conferir post]
Em 20 de agosto, o Núcleo Lisboa promoveu o encontro “Pequenas Mudanças, Grandes Conquistas”, sobre os desafios e conquistas da mulher contemporânea, mostrando que pequenas mudanças podem transformar vidas e fortalecer a comunidade por meio da partilha, do aprendizado e da inspiração. [Conferir post]
Inserção e desenvolvimento profissional
Em 31 de julho, o Núcleo Porto realizou o “Jantar com ELAS”, um Portas Abertas com Beatriz Peruffo e Gabi Guimarães, promovendo conexões, aprendizado e inspiração, além de apresentar o trabalho do Grupo Mulheres do Brasil e ampliar ainda mais a rede.

O Grupo Mulheres do Brasil brilhou no Porto, onde várias participantes demonstraram satisfação por mais um Portas Abertas.
Em 12 de julho, o Núcleo Paris realizou o terceiro ateliê do projeto “(Re)inserção no Mercado de Trabalho Francês”, com dicas da coach Simone Santos e da administradora Maristela Espinosa, oferecendo orientações práticas sobre entrevistas de emprego para impulsionar a trajetória profissional das participantes.

Alunas e facilitadoras do projeto “(Re)inserção no Mercado de Trabalho Francês”.
Na mesma linha, o Núcleo Cairo realizou o lançamento do “Guia de Produtos, Profissionais e Serviços da Comunidade Brasileira no Egito”, com o objetivo de apoiar a divulgação do trabalho de profissionais brasileiros no país.
Entretenimento
O Núcleo Berlim lançou o projeto “Turistando com Elas”, que promove viagens em grupo a cidades históricas da região, oferecendo às brasileiras residentes a oportunidade de conhecerem mais sobre a cultura e a história da Alemanha.

Cinco participantes do “Turistando com Elas” em frente a uma estátua de Johann Sebastian Bach.
Juntas pelo fim da violência
O combate à violência contra as mulheres e meninas é uma causa de extrema importância, e todos os núcleos, no Brasil e no exterior, realizam ações com o objetivo de levar informações úteis e relevantes para as mulheres brasileiras em diferentes partes do mundo. As atividades podem ser desenvolvidas em parceria com diferentes instituições e das mais diversas formas; o importante é a mobilização sobre o tema. Nesta edição da TODASnews, destacamos as seguintes iniciativas:
O Núcleo Buenos Aires lançou a campanha “Alerta Vermelho” em parceria com a Embaixada do Brasil na Argentina e o Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, oferecendo palestras e contando com a participação do Embaixador, do Cônsul-Geral e da ativista Luiza Brunet.
Em 30 de agosto, o Núcleo Estocolmo, em parceria com a Hultsfred Vimmerby Kvinnojour, realizou uma mobilização em Odenplan pelo fim da violência contra mulheres e meninas, reunindo brasileiras e suecas em discursos, microfone aberto e mensagens de empatia e acolhimento.

Várias participantes se reuniram nas ruas de Estocolmo em uma ação pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
Em 31 de agosto, o Núcleo Estocolmo participou do Brazilian Day Estocolmo, com uma ação pelo fim da violência contra mulheres e meninas, oferecendo informações, troca de experiências e material informativo. Nesta ocasião, o núcleo contou também com a presença da Embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Edileuza Fontenele.

Voluntárias do Núcleo Estocolmo posam para uma foto com a Embaixadora do Brasil na Suécia.
Em 29 de agosto, o Núcleo Florença realizou uma live com o ator brasileiro Marcos Maia, criador do curta-metragem “Alice”, que aborda a violência doméstica e relacionamentos abusivos. Ele discutiu causas e impactos do tema, destacando o reconhecimento do filme em Portugal e o prêmio de 2º lugar no festival No aMORE 2024, em Roma.
O Núcleo Frankfurt agradeceu à ativista Luiza Brunet e ao Consulado-Geral do Brasil pelo apoio na luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas, em uma roda de conversa que reuniu participantes de diversas associações com o objetivo de promover esperança, liberdade e solidariedade.

A líder do Núcleo Frankfurt, Luzineth Miranda (direita) posa para foto com a atriz Luiza Brunet (esquerda).
Visitas Especiais
Em agosto, o Núcleo Washington, D.C. recebeu a filósofa Lúcia Helena Galvão para palestra sobre como lidar com crises, reunindo cerca de 200 pessoas e proporcionando aprendizado e momentos de reflexão para a comunidade. [Conferir post]

O público acompanha, atentamente, a palestra de Lúcia Helena Galvão.

Uma programação coletiva em que vários núcleos fazem juntos.
Expansão
No início de agosto, o Núcleo Milão e o Núcleo Florença acolheram o terceiro núcleo a ser inaugurado na Itália: o Núcleo Roma.

As boas-vindas ao recém-inaugurado Núcleo Roma despertaram a alegria de todas em uma chamada de vídeo especial.
Informação: base para o exercício da cidadania
Em 26 de agosto, os Núcleos Dubai, Londres, Milão e outros participaram, em parceria com a Embaixada em Abu Dhabi, de uma live sobre “Saída Definitiva e Mudança de Domicílio Fiscal”, com a advogada Dra. Marcela Berger, oferecendo orientações e recomendações para brasileiras que vivem no exterior.
Ser imigrante não nos exime de exercer nossa cidadania, seja no país onde vivemos ou no de origem. A informação é fundamental para a dignidade e a liberdade. Por isso, os Núcleos Bélgica, Cairo, Dubai, Dusseldorf, Londres e Paris convidaram especialistas de nossa rede mundial para esclarecer dúvidas sobre o Imposto de Renda no Brasil e a sobre a restituição dos 25% em aposentadorias de não residentes fiscais. Estes núcleos participaram também da série de lives sobre saída definitiva do Brasil, promovidas pelo Núcleo Dubai. Esse movimento entusiasmou o Núcleo Londres a transformar o programa “Visa Mulher” em “Mulher Cidadã”.

Celebrações e campanhas mundiais.
No mês de julho recebemos com alegria esta notícia: “Governo Federal sanciona lei que garante cota de 30% das vagas nos conselhos de administração para mulheres”.
Sabemos de todo o empenho do Grupo Mulheres do Brasil, por meio da diretora de Políticas Públicas Andrea Schroeder e da nossa CEO Alexandra Segantin, que trabalharam em conjunto com o Movimento Pessoas à Frente e com a deputada Tábata Amaral para que isso acontecesse. Importantes pesquisas já demonstraram que conselhos diversos geram melhorias significativas na tomada de decisão, inovação e retorno financeiro das empresas.
A lei também prevê a presença obrigatória de mulheres negras e pessoas com deficiência nesses espaços. Esta medida representa um avanço no compromisso com a diversidade, a inclusão e a ocupação equitativa dos espaços de poder.
Sua aplicação será gradual, mas acompanharemos o processo de perto, pois acreditamos que esta é uma oportunidade de transformação cultural capaz de inspirar o resto do mundo! [Conferir reel]

A sanção ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação de ministras e outras autoridades – Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR.

Novidades sobre o impacto que a Luiza Helena Trajano traz ao Grupo Mulheres do Brasil.
No dia 30 de agosto de 2025, Dublin sediou a 1ª Conferência da Mulher, organizada pelo Núcleo Irlanda, em celebração aos 50 anos de relações diplomáticas Brasil-Irlanda. Com palestras inspiradoras e um painel especial com Luiza Helena Trajano, que conheceu o país pela primeira vez, o evento foi marcado por aprendizado, conexões e o fortalecimento da rede feminina, promovendo a troca de experiências e o engajamento entre as participantes. [Conferir e-book]
A viagem foi um marco para o Grupo Mulheres do Brasil. A conferência mostrou a força de um núcleo em plena expansão: lideranças que florescem desde a abertura, há 5 anos, e que hoje inspiram com coragem e dedicação.
A programação reuniu experiências culturais e institucionais: jantar no tradicional Johnnie Fox’s Pub, visita à Fábrica Guinness, almoço de integração com as mulheres do Núcleo Irlanda em uma churrascaria de brasileiros e jantar com a Câmara de Comércio Brasil-Irlanda, que já reúne 85 associados e nasceu a partir do Núcleo.
Na Trinity College e na Embaixada do Brasil, vivenciamos a relevância de uma comunidade com 60 mil brasileiros. Foi emocionante ouvir tantas iniciativas sociais e empreendedoras lideradas por brasileiras e brasileiros que transformam realidades. Dias de aprendizado, conexão e orgulho de ver um Brasil potente pulsando também na Irlanda. [Conferir artigo no LinkedIn]

Dezenas de pessoas celebraram a ilustre 1ª Conferência da Mulher em Dublin, Irlanda.
Encerramos esta segunda edição da TODASnews com o mesmo entusiasmo e propósito que nos movem desde o início. As histórias, projetos e conquistas aqui reunidos mostram como a colaboração e o engajamento coletivo geram transformações reais. Que esta edição motive novas conexões e inspire ainda mais iniciativas por todo o mundo. Seguiremos juntas, compartilhando aprendizados, celebrando conquistas e construindo, dia após dia, o futuro que desejamos. Até a próxima edição!
Voluntárias responsáveis por esta edição:
Angelita Carvalho (Londres), Carla Bottino (Milão), Daniela Faissal (Londres), Elaine Dias (Barcelona), Eliane Garcez (Nova York), Ellen “Elly” Maria, Lilian Leandro (Expansão), Lorena Barros (Londres), Miriam Moraes (Milão), Regina Marques (Londres), Rosângela Camarano (Londres), Vanessa Wagneur (Bélgica).
Deixe um comentário