Berlim

Quem Somos

O Núcleo Berlim é formado por mulheres que têm a missão de auxiliar na integração das imigrantes brasileiras na capital alemã. Entendemos que aprender a língua e a cultura local sejam passos importantes para a integração e queremos levar para nossas vidas o melhor que essa cidade pode nos ensinar.

Queremos engajar as imigrantes e auxiliar na integração das mulheres para tornar o processo de mudança mais leve e prazeroso. Através do protagonismo feminino, o nosso objetivo é incentivar e acolher, contribuindo assim, com iniciativas locais de projetos já existentes e também divulgar e apoiar com produção de conteúdo de qualidade.

O Núcleo foi formado em 2021 e hoje somos mais de 20 voluntárias que contribuem com uma parte do seu tempo para diversas causas: Integração, Comunicação, Cultura, Educação, Saúde, Sustentabilidade, etc.

Estamos apenas no começo e de portas abertas para quem acreditar na nossa missão e quiser caminhar conosco nesta jornada. Juntas somos mais fortes!

O que fazemos

  • Reuniões Gerais quinzenais para alinhamento das atividades e integração das voluntárias.
  • Hora do Bate-Papo: abrimos um espaço com um tema já definido para conversação em língua estrangeira. Uma semana dedicada para o alemão e a outra para o inglês, com rodadas quinzenais e para qualquer pessoa, independente do nível no idioma.
  • Café & Arte: encontro presencial todas as sextas-feiras com trabalhos artesanais e um delicioso café. Um espaço de apoio e aprendizado.
  • Bicentenário da Imigração Alemã: contribuímos ativamente no projeto do Bicentenário da Imigração, um projeto que reúne diversas instituições do Brasil e Alemanha para comemorar os 200 anos da imigração dos alemães para o Brasil.
  • Mulheres do Brasil na Alemanha: histórias inspiradoras de mulheres brasileiras na Alemanha em diferentes formatos: lives, podcasts e/ou vídeos gravados.
  • Nossos conteúdos estão em formato de: cartilhas,  Instagram, YouTube, e em todas as plataformas de podcasts.

Nosso Comitê de Comunicação trabalha nas diversas frentes com a produção de conteúdo, contatos com projetos externos e faz as boas-vindas com as novas voluntárias interessadas. Além disso, temos uma linha editorial estrategicamente elaborada para ajudar, cada vez mais, mulheres brasileiras em terras germânicas.

Eventos Berlim

Hora do Bate-papo em Alemão

Evento online semanal todas as terças e quintas-feiras. A “Hora do Bate-papo” é uma iniciativa do Núcleo Berlim para integrar cada vez mais as mulheres em um novo país com encontros online de conversação da língua alemã. O objetivo é para ser um espaço descontraído para treinarmos o idioma de maneira leve e descontraída.

Participe

Documentos Berlim

Quem Somos?
Download
Cartilha Bem-vinda à Berlim
Download
Guia de Museus em Berlim
Download

Juntas somos

124.558 Mulheres

Junte-se a nós Clique aqui e cadastre-se