Educação Políticas Públicas São Paulo Sustentabilidade

Jornada Pedagógica – Sustentabilidade e Políticas Públicas

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Jornada Pedagógica – Sustentabilidade e Políticas Públicas

Por Roseli Machado e equipe Comitês de Sustentabilidade e Políticas Públicas

Sobre o nosso dia na Jornada Pedagógica, no Céu Jaçanã, com os Comitês de Sustentabilidade e Políticas Públicas: saímos com o coração cheio de gratidão, com a alma leve e a certeza de que a educação é o melhor de todos os caminhos e quando a sociedade civil se une com toda a força direcionada ao propósito, o sonho vira realidade. Novecentos educadoras e educadores, passaram pelo Céu Jaçanã para conhecer a proposta de trabalho “Conecte, compreenda e transforme sua escola”.

 

Iniciamos com uma vivência conduzida pela Alessandra Bueno Pereira, no período da manhã, e Andreia Schroeder, à tarde. Renata Santana Souza Leite apresentou o Grupo Mulheres do Brasil e nos colocamos à disposição para trabalhar juntas. Falei sobre a Sustentabilidade e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tema ainda desconhecido dos educadores.

Foto: Divulgação

Na sequência, um trio de professoras contou sobre a construção da horta orgânica em sua escola e de como o projeto contribui para a melhoria da alimentação das crianças e torna a atividade inclusiva, divertida e ao mesmo tempo enche as crianças do sentimento de pertencimento e colaboração.

No período da tarde a ação foi sobre o projeto aleitamento materno, um método que ajuda os bebês e as crianças mais novas a usufruírem dos benefícios do leite materno por mais tempo, mesmo quando as mães trabalham.

Em ambos os períodos, fechamos com a atividade do nosso parceiro Ohquidea, um projeto que resgata orquídeas e leva o conceito do cuidado e proteção. Ainda no período da tarde, recebemos a cantora Viviane que, com sua voz maravilhosa, cantou músicas de Elis Regina, Djavan e Milton Nascimento.

Equipe Comitês Sustentabilidade e Políticas Públicas – Foto: Divulgação

Falamos de saúde, inclusão, educação, combate à violência,  igualdade de gênero, cultura , mostrando que todos estes temas, fazem parte das metas das ODS. Lembramos da importância das educadoras e educadores, como agentes de mudança e que eles não estão sozinhos na jornada, pois agora, estamos todos juntos.

Gratidão a todas as voluntárias do Comitê de Sustentabilidade e Políticas Públicas, juntas somos mais fortes!

Uma resposta para “Jornada Pedagógica – Sustentabilidade e Políticas Públicas”

  1. Honra em poder colaborar com um movimento de tamanha responsabilidade!
    Parabéns por essa mobilização, e contem conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *