Combate à violência contra a mulher Políticas Públicas São Paulo

Grupo Mulheres do Brasil celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Grupo Mulheres do Brasil celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos

Data marca o encerramento dos ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’, que teve como ponto alto, no Brasil, a Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no último dia 8.

O Grupo Mulheres do Brasil convida todos e todas a celebrarem este 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data encerra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, campanha internacional de combate à violência contra as mulheres e meninas, apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito.

No Brasil, onde a mobilização dura 21 dias (começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra), o ponto alto da campanha deste ano foi a Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra as Mulheres, que mobilizou, na manhã do último domingo (8), 15 mil pessoas vestindo a cor laranja, em 30 cidades do País e exterior. Somente em São Paulo, 2 mil pessoas participaram da caminhada na Avenida Paulista. O objetivo foi chamar a atenção e promover conscientização sobre o problema da violência contra as mulheres.

“A maior violação dos direitos humanos no mundo é a violência contra a mulher”, alerta Gisele Agneli, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, do Grupo Mulheres do Brasil. Ela explica ainda que há um movimento para denunciar esse crime em âmbito mundial, cujas consequências já são consideradas maiores do que em situações de guerras.

A Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 10 de dezembro de 1948, e em 1950 convidou todas as 58 nações-membro a celebrarem a data anualmente, como Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desde então, em todo 10 de dezembro são realizadas pelo mundo campanhas publicitárias, eventos culturais, caminhadas, manifestações populares e exposições.

O objetivo primordial é esclarecer a respeito da necessidade de todos reivindicarmos ações efetivas dos Estados e da sociedade para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (confira aqui a íntegra da Declaração Universal DH).

Caminhada pela Fim da Violência contra as Mulheres reuniu 15 mil pessoas no Brasil e no exterior – Foto: Angela Rezé

Para Alexandra Segantin, uma das líderes do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil, os direitos humanos defendem questões simples, porém abrangentes. “Apequena-se quem divide os Direitos Humanos entre mocinhos e bandidos, ou quem acredita que têm sexo, cor, valor, lado, viés político. Ele está para além dessas reduções. Somos todos iguais”, afirma Alexandra.

A líder ressalta que “a batalha deve ser diária para que as maiores conquistas da nossa civilização – o direito fundamental à vida, à liberdade de expressão, de opinião e de religião, o direito à saúde, à educação e ao trabalho – sejam ampliados e preservados de qualquer retrocesso e medidas que fragilizem os avanços duramente alcançados”, conclui.

No dia a dia

Na aba sobre o Dia dos Direitos Humanos do seu site, a ONU instrui sobre como cada um de nós pode contribuir para os objetivos desta celebração em cinco ações, que resumimos a seguir:

  1. Informe-se sobre e compartilhe com sua rede de amigos, pessoal ou virtualmente – por escrito ou gravando um vídeo – o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Deixe, usando suas próprias palavras, porque você acha a questão importante (por exemplo, não discriminação, igualdade de gênero ou liberdade de expressão), se possível ilustrando sua opinião com histórias de pessoas que você conhece;
  2. Denuncie e quando você testemunhar o direito de alguém sendo ameaçado (exemplo: assédio ou bullying, seja na rua, no transporte público, fazendo compras ou na escola) e defenda a vítima. Se preciso, use as mídias sociais para apoiar pessoas que estejam sofrendo represálias por defender os direitos humanos;
  3. Manifeste-se pelos direitos humanos dos outros, contribuindo com organizações que apoiam vítimas que sofrem abusos, participando de eventos públicos em prol dos direitos humanos – virtual ou presencialmente – ou seja voluntário em um grupo que os promova;
  4. Pressione os líderes políticos a apoiarem os direitos humanos e peça que seu empregador assine o Pacto Global;
  5. No dia-a-dia, combata mitos com fatos (nas conversas – ao vivo ou online –, desafie estereótipos nocivos), defenda a tolerância e se mobilize contra o preconceito, avalie os dados de direitos humanos de empresas antes de comprar (exemplo: o aplicativo “Moda Livre” que avalia as ações que as principais empresas do setor da moda vêm tomando para evitar que as suas peças sejam produzidas por mão de obra escrava e fale com as crianças sobre os direitos humanos, apontando modelos e papéis positivos e diferentes.

Por Sílvia Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *