Cultura Empreendedorismo Fortaleza

Fortaleza capacita rendeiras de Aquiraz

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Fortaleza capacita rendeiras de Aquiraz

Um trabalho do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Fortaleza tem levado novas perspectivas profissionais a rendeiras de Aquiraz, município litorâneo na região metropolitana da capital cearense.

O trabalho é desenvolvido desde 2017 junto a duas associações de rendeiras: da Prainha e do Iguape – ambos distritos de Aquiraz. O objetivo, segundo a líder do Núcleo, a administradora de empresas Annette Reeves de Castro, é “assegurar uma perenidade dessa cultura do artesanato”, por meio da instrumentalização das rendeiras com noções de empreendedorismo.

Produção de renda de bilro – Foto: Divulgação

“Quando o Núcleo surgiu e a gente começou a discutir sobre o que deveríamos apoiar, chegamos à conclusão de que tínhamos essa obrigação”, diz Annette, referindo-se ao grande patrimônio cultural representado pela renda de bilro, artesanato típico daquela região, produzido há gerações. “Queríamos que crescesse como arte e design e que não fosse uma coisa que as pessoas comprassem ‘pra ajudar’, mas que tivesse um valor agregado. Também queríamos que as pessoas nesse metier pudessem evoluir”, acrescenta a líder.

Não por acaso, o Grupo de Trabalho (GT) de Artesanato foi um dos primeiros criados pelo Núcleo Fortaleza, motivado pelo objetivo de levar profissionalização às rendeiras, “mostrar a elas a necessidade de qualidade, de empreendedorismo, começando por apoiá-las em custo”, explica Annette.

A designer, empresária e consultora na área de artesanato Ethel Whitehurst é a líder do GT, que possui, hoje, três equipes de voluntárias envolvidas no projeto “Rendas de Bilro de Aquiraz – Transformando Vidas”: a de comercialização, a de design e a equipe “Cuidar umas das Outras”.

Renda de bilro – Foto: Divulgação

O primeiro passo do trabalho foi traçar um diagnóstico do trabalho das duas associações, formadas, cada uma, por 35 boxes de rendeiras. “Vimos a necessidade de dar suporte à comercialização e nos dedicamos a isso durante o ano de 2017”, conta Ethel. Graças a isso, as rendeiras passaram a participar, com suas peças, de vários eventos aos quais nunca haviam tido acesso antes. “Elas não tinham esses vínculos. Temos feito este link delas com o mundo da comercialização”, acrescenta a líder do GT.

De acordo com Ethel, desde o início desse trabalho, a comercialização das rendas de bilro das duas associações tem ocorrido de forma mais profissional. “Elas aprenderam a calcular um preço justo, por exemplo. No começo, muitas vezes, só de olhar eu via que elas estavam vendendo peças com prejuízo”, lembra.

Uma das rendeiras participantes do projeto – Foto: Divulgação

Em 2018, o GT passou a trabalhar também o design das peças produzidas pelas rendeiras e a dar capacitação a elas, “sempre procurando torná-las cada vez mais independentes. Trabalhamos no sentido de formá-las como empreendedoras”, diz Ethel.

Resultados crescentes

Os resultados têm aparecido em forma de números. Desde o início do trabalho, as vendas somadas das duas associações só aumentam: foram 2.200 peças em 2017, 2.600 em 2018 e, neste ano, só até 30 de junho, já foram 1.600.

O trabalho continua. “Tem que crescer ainda. Precisamos trazer os jovens para o trabalho, precisamos fazer com que as rendeiras vivam de sua produção, pois muitas ainda têm que desenvolver outras atividades paralelas. Mas já estamos ajudando na sustentabilidade delas. O caminho ainda é longo”, conclui Annette.

Por Sílvia Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *