São Paulo Sustentabilidade

Dia Mundial da Limpeza

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza Dia Mundial da Limpeza

A cidade de São Paulo receberá a segunda edição do Dia Mundial da Limpeza, World Cleanup Day, considerada a maior ação cívica da história, dia 21 de setembro, das 8 às 12h. Com abertura no Parque Villa Lobos, as atividades se estenderão para outros 60 pontos da capital paulista. O projeto uniu cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países que realizaram a limpeza simultânea das cidades, no ano passado. No Brasil, a ação é organizada pela parceria entre Instituto Limpa Brasil – Let’s do It!  e Teoria Verde.

A edição 2019 ainda terá um incentivo aos participantes, que concorrerão ao sorteio de um carro 0km doado pela Gooders, startup de engajamento social que oferece recompensas e fomenta negócios de impacto.

Cerca de 1.200 municípios brasileiros aderiram à iniciativa neste ano. O número é praticamente o triplo da primeira edição, quando a ação foi realizada em 363 cidades do país. Em 2018, 200 mil voluntários foram engajados na atividade que retirou 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

Edilainne Muniz, coordenadora do Limpa Brasil, enfatiza que sair às ruas e limpar nossas cidades é um exercício prático de cidadania. “Mais do que isso podemos verdadeiramente entender melhor nosso papel quanto ao cuidado e à preservação do meio ambiente”, diz.

O projeto coletivo começou na Estônia, em 2008. Na época, 50 mil pessoas se reuniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica, que reduziu o problema daquele país em 75%, foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam de “Let’s Do It!” (Vamos fazer isso!, em português). O sucesso da ação no país do leste europeu se espalhou pelo mundo. Atualmente, são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano, por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

O Teoria Verde é uma organização voltada para a educação social nas questões ambientais por meio de informação e desenvolvimento de projetos. Realiza ações de limpeza voluntárias, palestras educativas em escolas, é membro do movimento Let´s do it!, com uma rede em 150 países.

Em São Paulo, este ano, um dos importantes parceiros do Instituto Limpa Brasil é o Grupo Mulheres do Brasil que, por meio de seu Comitê Sustentabilidade, participará da Ação Limpando e Conservando a Armênia/Ponte Pequena. Interessados em participar podem se inscrever neste link.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *