Ação: Transformar-Te

Núcleo Nova York - Comitê de Arte e Cultura

Data da ação

De 01/04/2021 a 13/11/2021

O que

Transformar-Te é uma série de eventos que visa enriquecer a experiência cultural e artística da comunidade brasileira que vive na região do Tri-State (Nova York, Nova Jersey, Connecticut) de forma gratuita e em português! O projeto Transformar-Te tem atualmente 4 vertentes: Dança Própria; Minha Vida, Uma Canção; Tour Galerias; Oficina de Retratos. Dança Própria consiste em 3 módulos. Cada módulo inclui exercícios que despertam em cada participante o encontro consigo mesma e com a dança já existente dentro de seu corpo. Um encontro com a própria humanidade. Minha Vida, Uma Canção é uma oficina que desperta a emoção, a interpretação e a conexão com a música através do canto. A oficina é composta de dois módulos onde cada participante escolhe uma canção para cantar. Através de uma reflexão do texto e da música os participantes conectam sua vida, sua caminhada, seu eu com a música que escolheram para cantar. Tour Galerias. Esse Tour oferece ao participante a chance de percorrer algumas das mais interessantes galerias de NY com a ajuda de uma especialista e assim compreender melhor o universo cultural de Nova York. Oficina de Retratos é um exercício de olhar e de se aproximar do outro através da arte.

Por que

O Comitê de Arte e Cultura tem como missão integrar arte à vida do brasileiros e os artistas brasileiros ao mercado de artes em NY, NJ e CT. Para nós, arte & cultura é a forma de o ser humano expressar e entender emoções, compreender o mundo que o cerca, sua história, suas tradições e contradições.

Para que

Acreditamos que a arte e a cultura nos ajudam a compreendermos onde e com quem estamos, e também a expressarmos quem somos. Portanto, arte & cultura é um caminho poderoso para nos integrarmos e nos destacarmos nos Estados Unidos.

Para quem

Descreva o público alvo para quem a ação foi direcionada Transformar-Te é um projeto que pretende alcançar a comunidade brasileira que mora na região do Tri-State, principalmente aqueles brasileiros que não tem acesso à arte ou que se sentem intimidados ao primeiro contato com museus, galerias, oficinas de arte, teatros e shows.

Recursos necessários

Contamos com o voluntariado de profissionais da área da Dança, Música, Artes Visuais e Cênicas e também de voluntárias para chegar ao público alvo oferecendo as atividades do projeto. Nossas voluntárias também estão sempre à procura de espaços onde as atividades possam ser realizadas, sejam elas galerias e museus (Tour Galerias) ou espaços para as Oficinas de Dança, Música e Artes Visuais.

Desafios

Nosso maior desafio é chegar na comunidade mais carente e que não convive com Arte de rotineira em sua vida.

Resultados alcançados

Escreva sobre o impacto da ação: qual a transformação causada, quantas pessoas atingidas, o que mudou. Temos recebido várias mensagens dos participantes elogiando as atividades e comentando como a arte pode ser transformadora e curativa. Percebemos como a população brasileira que vive na região está sedenta por atividades artísticas. Para cada atividade “Transformar-Te” tivemos a participação de um público entre 10 a 20 pessoas. Durante 2021 o Transformar-Te teve a seguinte agenda: Oficina Dança Própria - 3 módulos com o Grupo Viva Vida Oficina Minha Vida, Uma canção - 2 módulos com o Grupo Viva Vida, 2 módulos com o Comitê Combate à Violência. Tour Galerias - 2 visitas guiadas a Galerias em Nova York. Oficina de Retratos - durante o segundo semestre de 2021 o comitê tem desenvolvido e organizado essa atividade que terá seu primeiro grupo no primeiro semestre de 2022.

Fotos da ação replicável

Arquivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *