Ação: Tampinha e Lacre Companheiro

Comitê Inclusão da Pessoa com Deficiência - Campinas/SP(19) 9 8184-6745

Data da ação

De 01/01/2021 a 31/12/2021

O que

Ação é arrecadar LACRES DE ALÚMINIO E TAMPINHAS PLÁSTICAS. Como? Divulgando pelas redes sociais e desenvolvendo parceiros para serem pontos de coleta em vários bairros da cidade.

Por que

Com a venda dos lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas, o dinheiro é usado para a compra de cadeiras de rodas, que poderão ser emprestadas para quem precisar usar de forma temporária ou doação para quem precisar usar de forma permanente.

Para que

Obter recursos para comprar mais cadeiras de rodas e poder atender mais pessoas em vulnerabilidade social/econômica que não teriam recursos próprios para adquirir. Também é uma campanha sócio ambiental, que pode ser desenvolvida em qualquer ambiente como em escolas na forma de projetos pedagógicos para a conscientização sobre temas como: consumo consciente, preservação do planeta, reciclagem, solidariedade, inclusão, pessoas com deficiência e etc...

Para quem

Qualquer pessoa pode mobilizar seu meio, seja na família, no trabalho, na escola, restaurantes, bares, entre outros parceiros que possam ser sensíveis e empáticos ao tema e queiram replicar e contribuir. As pessoas juntam os lacres e tampinhas e entregam nos Pontos de Coleta.

Recursos necessários

Ter 1 ou mais voluntárias disponíveis para coletar nos pontos de coletas e entregar os produtos na sede da Associação parceira, custo de combustível da voluntária. Custo do banner, consegui uma gráfica parceira que faz preço de custo R$ 40,00 cada banner para ser colocado no ponto de coleta.

Desafios

Como o projeto aqui em Campinas já existe há anos não tivemos desafios. Somos apenas parceiras de divulgação, desenvolvimento de novos parceiros para serem pontos de coleta em bairros e pontos diferentes da cidade, coletar e entregar na sede. Para cidades que forem implementar, o desafio é somente ter espaço físico para armazenar os lacres e tampinhas até que junte uma quantidade suficiente para venda. Ou procurar na cidade se já existe alguma organização que já tenha este projeto, se existe ROTARY em sua cidade, em várias cidades eles desenvolvem este tipo de ação. Desenvolver um comprador para cada um dos produtos, uma indústria que necessite da matéria prima do lacre (alumínio) e outro que necessite de plástico.

Resultados alcançados

Com muita divulgação e abertura de vários de pontos de coleta, aumentamos expressivamente a quantidade arrecadada dos produtos, e portanto, mais cadeiras de rodas são adquiridas para o banco de empréstimo ou doações. Outro ponto importante é a conscientização sobre o tema relacionado a Inclusão da Pessoa com Deficiência ou Pessoa com Necessidades Especiais, despertar o consumo consciente, preservação do planeta, reciclagem, solidariedade e o papel cidadão consciente e proativo. Ação é contínua.

Fotos da ação replicável

Arquivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *