Empreendedorismo São Paulo

9º Fórum Mulheres em Destaque

Foto de Susana de Souza Veja todos os posts de Susana de Souza 9º Fórum Mulheres em Destaque

Evento, que tem como propósito apoiar as corporações a construírem ambientes mais igualitários em cargos de liderança, terá como destaque pesquisa inédita sobre melhores práticas de gestão da diversidade de gênero nas empresas

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro acontece a 9ª edição do Fórum Mulheres em Destaque, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP). O evento, pioneiro no Brasil a tratar da ascensão das mulheres aos cargos de liderança nas empresas brasileiras, é organizado pela CKZ Diversidade com apoio institucional da ONU Mulheres e do movimento He For She.

“Nos últimos 10 anos tivemos muitos avanços em relação à diversidade e inclusão nas corporações brasileiras, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até alcançarmos a equidade de gênero. O Fórum Mulheres em Destaque se propõe a acelerar esse processo, reunindo corporações que realmente desejam fazer a diferença”, comenta Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade.

Luiza Helena Trajano foi uma das painelistas na edição de 2018 do Fórum – Foto: Divulgação

Nesta edição, o evento tem início com a apresentação de uma pesquisa inédita: ‘Como é a cultura organizacional e quais são as melhores práticas da gestão da diversidade de gênero das empresas com maior número de mulheres em cargos de gestão e liderança no mercado brasileiro?’, realizada pela CKZ Diversidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Great Place To Work (GPTW).

O Fórum também apresenta cases de diversidade de gênero na liderança, histórias inspiradoras e soluções diferenciadas na gestão de pessoas, reunindo os principais executivos do mercado e líderes de grandes empresas e organizações para debater as vantagens da diversidade para o crescimento dos negócios.

Entre os destaques deste ano está o painel ‘Aumentando o pipeline de mulheres – A importância de ter um KPI e desenvolver um plano de metas e ações para aumentar o número de mulheres nas organizações, que vai abordar como as empresas estão mapeando e desenvolvendo planos estratégicos para aumentar o número de mulheres nos cargos de alta gestão, além do caminho para trazer mulheres para as áreas de negócios. Participam as profissionais: Adriana Carvalho, assessora da ONU Mulheres; Patricia Lima, Latin America Inclusion leader da DOW Brasil; Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade e Investimento Social da GPA; Luisa Brazuna, head de Talentos, Treinamentos e Diversidade do Citibank; e Renato Amêndola, head de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.

Na sequência, a CEO da CKZ Diversidade modera uma ‘Roda de conversa com homens’ que vai dialogar sobre ‘a importância do comprometimento e engajamento deles para acelerar a equidade de gênero na liderança’. Isso porque os números atuais são alarmantes. De acordo com uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 10 anos o número de mulheres em cargos de alta liderança aumentou apenas de 7,2% para 7,8%. Ou seja, se seguirmos nessa velocidade, serão mais de 120 anos para alcançarmos a equidade de gênero. Por isso, a importância de os homens também participarem e serem agentes de transformação nesse processo. Participam três presidentes engajados com o tema:  Maurício Adade, president Latin America & Global Malnutrition Partnerships and Programs da DSM; Carlos Alberto Kuada, vice president Latin America da Elanco; e Rodrigo Galvão, CEO da Oracle.

O painel ‘Employee Experience – Como atrair, engajar e reter mulheres talentosas na sua empresa?’ apresenta cases de empresas que contam como estão atuando nessa jornada para atrair e reter o público feminino, com destaque para mulheres da geração millennial e Z e com mais de 50 anos. Palestram as executivas Leila Melo, diretora executiva do Itaú-Unibanco; Larissa Gontijo, gerente de Diversidade e Engajamento da Pepsico; e Nathalia Sobral, gerente de Recursos Humanos, Employee Experience Lead da Cargill; com moderação de Rodrigo Vianna, CEO da Mappit – Talenses Group.

Fechando o primeiro dia de evento, a CKZ Diversidade abre espaço para que empresas assumam o compromisso com os “WEPs – Princípios de Empoderamento das Mulheres”, da ONU Mulheres, e ainda homenageia, em parceria com o GPTW, quatro organizações que têm um percentual de mais de 40% de mulheres em cargos de liderança.

Para abrir a programação do segundo dia, o painel ‘O papel da mulher na tecnologia’ conta com apresentações de Nina Silva, CEO do Movimento Black Money; Alessandra Karine, head of Marketing and Operations Brazil da Microsoft; e Kadu Lopes, Customer Services vice president Brasil da Oracle. E será moderado por Maristella Iannuzzi, digital executive and consultant UX / CX and Diversity & Inclusion – CMI Business Transformation.

A palestra ‘Como criar uma cultura mais inclusiva nas corporações que destrua os muros e crie pontes entre as mulheres e homens’ terá como gancho como a neurociência explica as diferenças biológicas entre homens e mulheres no funcionamento e fisiologia do cérebro, contando com as apresentações de Cris Kerr e Ismael dos Anjos, consultor do Papo de Homem.

Outro tema de destaque será o painel ‘Desconstruindo as barreiras que as mulheres enfrentam no ambiente corporativo’, que aponta a importância de criar um caminho para mitigar os desafios que as mulheres encontram nas corporações e um olhar atento à interseccionalidade (raça, gênero, sexual e classe) que evidencia ainda mais a desigualdade. Com as executivas Milena Rosa, Field Marketing manager da Schneider Electric; Juliana Zan, superintendente de RH da Tokio Marine; Mariana Talarico, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Natura; Patricia Pugas, diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza; e Elizabete Scheibmayr, líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.

Fechando a programação, o ‘Painel inspiracional de encerramento – Qual o caminho trilhado por estas mulheres para chegarem aos cargos de liderança’, apresenta quatro grandes mulheres que relatarão como conseguiram vencer as barreiras para chegar nos cargos de liderança. São elas: Regina Carla Madalozzo, associate professor do Insper; Ana Pellegrini, Legal director da Uber; Patricia Frossard, country manager Brazil da Philips; e Melissa Carvalho Cassimiro, consultora sênior da Accenture Operations.

Mais informações e inscrições neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *